Leia também:
X Renan cita nazismo na CPI e gera revolta de senadores

Perdeu: Felipe Neto indeniza presidente da Funai por ofensa

Youtuber perdeu recurso de uma condenação do ano passado

Monique Mello - 25/05/2021 12h43 | atualizado em 25/05/2021 13h12

Felipe Neto perde recurso e não poderá mais recorrer Foto: Reprodução

O recurso apresentado pela defesa do youtuber Felipe Neto contra a decisão que o obrigou a indenizar o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Augusto Xavier da Silva, foi negado. A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF (Distrito Federal) negou o recurso por unanimidade. Felipe Neto não poderá mais recorrer e, inclusive, já depositou a quantia de R$8.000 por danos morais.

A condenação ocorreu em junho de 2020 pelo 3º Juizado Especial Cível de Brasília.

– No caso em apreço, o requerido, diante da nomeação do requerente ao cargo de presidente da Funai, postou em sua conta no Twitter que o autor possui “problemas mentais”, que “já ajudou invasores de terras indígenas” e que a nomeação dele para o cargo ultrapassa “todos os limites da perversidade humana”. Considerando a relevância social do cargo do requerido (pessoa pública nacionalmente conhecida) e, consequentemente, o nível do alcance da publicação, é possível concluir que o recorrente agiu de forma ofensiva e desrespeitosa, extrapolando seu direito à liberdade de expressão e ofendendo a pessoa do recorrido – ressaltou o relator, juiz Arnaldo Corrêa Silva.

Em agosto de 2019, Felipe Neto publicou em sua conta no Twitter mensagens sobre o novo presidente da Funai. O youtuber disse que Xavier “agrediu o pai idoso com um murro na cara”, que “já ajudou invasores de terras indígenas” e que tinha problemas mentais.

Em sua defesa, o youtuber alegou que as publicações se basearam em reportagens e que ele teria apenas emitido sua opinião acerca dos fatos, “exercendo seu direito constitucional de livre expressão”.

 

Leia também1 Impeachment: Famosos assinam novo pedido contra Bolsonaro
2 Gabriel Monteiro sobre Felipe Neto: "Ele sim dissemina o ódio"
3 Juíza arquiva ação contra Felipe Neto por 'Bolsonaro genocida'
4 Globo comete equívoco e exibe "Plantão" no momento errado
5 Aos 55 anos, ator de The Office e CSI: NY morre em Ohio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.