Leia também:
X PRF e PM apreendem quase 10 toneladas de maconha em SC

Pedidos de revisão de descontos no INSS passa de 3 milhões

Associações envolvidas têm até 15 dias para explicar os descontos

Pleno.News - 15/06/2025 15h53 | atualizado em 16/06/2025 17h18

Aplicativo Meu INSS Foto: Joédson Alves / Agência Brasil

O INSS recebeu, até a última sexta-feira (14), 3,1 milhões de pedidos para revisar descontos indevidos em aposentadorias e pensões em todo o Brasil. O valor total a ser ressarcido pode chegar a R$ 2,1 bilhões, considerando a correção pela inflação.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, esta é a primeira etapa do processo para devolver os valores aos beneficiários que foram vítimas do esquema de fraude.

As 43 associações envolvidas têm até 15 dias para explicar os descontos. Destas, 15 ainda não responderam. Algumas alegam que os serviços foram contratados pelos próprios aposentados, mas essa justificativa pode ser contestada em até 30 dias.

Se o aposentado negar o vínculo, sua palavra será considerada válida. Caso não haja resposta, o próprio INSS poderá questionar a cobrança.

A contestação pode ser feita presencialmente, pelos Correios ou pelo aplicativo Meu INSS. O pagamento ficará a cargo das entidades envolvidas, mas ainda não há data para o início dos ressarcimentos.

Na última quinta-feira (12), o governo acionou o STF por meio da AGU para concentrar os casos no Executivo e evitar disputas judiciais. A ideia é acelerar o pagamento.

– Quando o STF autorizar, apresentaremos um calendário para as vítimas da fraude – disse o ministro da AGU, Jorge Messias. As informações são do R7.

Leia também1 Israel x Irã: Embaixada compara ataques mostrando mapas
2 Donald Trump: Teremos paz em breve entre Israel e Irã
3 EUA: Suspeito de matar deputada disse a amigo que ia morrer
4 Chanceler chinês pede que Israel pare escalada
5 Israel diz ter atacado chefe militar dos houthis no Iêmen

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.