Leia também:
X Governo recuperou dados de vacinados após ataque hacker

PDT vai ao STF contra mudanças de Bolsonaro no Prouni

Partido diz que as alterações "esvaziarão a essência do programa"

Pleno.News - 12/12/2021 16h30 | atualizado em 13/12/2021 11h50

Supremo Tribunal Federal Foto: STF/Nelson Jr

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra as mudanças promovidas pelo governo federal no Programa Universidade para Todos (Prouni), que disponibiliza bolsas para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. A iniciativa conta com apoio da ONG Educafro.

Instituído em 2005 para ampliar o acesso de alunos de baixa renda ao terceiro grau, o programa tinha como público-alvo estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.

No início da semana, o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória liberando a concessão do benefício também para alunos que tenham feito o ensino médio em colégio particular, mesmo sem o auxílio de bolsa.

Ao Supremo, PDT e Educafro dizem que a mudança compromete o caráter inclusivo do programa. A avaliação é de que a nova regra vai dificultar o acesso da parcela mais pobre da população ao ensino superior.

– O que se anuncia não é outro panorama senão o de que as alterações esvaziarão a essência do Programa, no que o Prouni será menos redistributivo e mais excludente, de modo a estorvar os caminhos para que os que mais necessitam possam usufruir do acesso à universidade – diz um trecho da ação enviada ao tribunal.

Outro ponto levando é que o programa não poderia ter sido alterado por medida provisória, sem passar pelo crivo do Congresso, o que, segundo a ação, torna as mudanças inconstitucionais.

– Classifica-se como urgente uma alteração tardia de uma lei promulgada no ano de 2005, sem qualquer motivo aparente. Mais ainda, às véspera do recesso parlamentar – afirmam PDT e Educafro.

Eles defendem maior diálogo com especialistas e com a sociedade civil para uma eventual reforma no Prouni.

Ao anunciar a MP, o governo federal disse que o objetivo da mudança é “diminuir a ociosidade na ocupação de vagas antes disponibilizadas e promover o incremento de mecanismos de controle e integridade e a desburocratização” do Prouni.

A ação ainda não tem relator definido no STF.

*AE

Leia também1 Bolsonaro libera Prouni para alunos de escolas particulares
2 Haddad se revolta com mudança de Bolsonaro no Prouni: "Nojo!"
3 Bolsonaro lembra que próximo presidente terá 2 vagas no STF
4 ConecteSUS e outros sistemas 'voltarão ao ar' semana que vem
5 Paes: "Palanque de Bolsonaro é o único em que não subo em 2022"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.