Leia também:
X Ex-enteada de Jairinho relatou em julgamento: “Ele me afogava”

Parada LGBT de São Paulo insiste em pauta de “crianças trans”

Parlamentares querem proibir menores nos eventos

Pleno.News - 08/06/2026 17h52 | atualizado em 08/06/2026 19h17

Manifestação de ONG na Parada Gay Foto: Reprodução/Vídeo Instagram

A 30ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, neste domingo (7), um grupo desfilou com cartazes militando sobre “crianças e atletas” trans. O ato ocorre em meio a projetos que tramitam pelo país para proibir menores de idade em eventos do tipo.

O grupo em questão é a organização não governamental (ONG) Minha Criança Trans, fundada em 2022 pela ativista e escritora Thamirys Nunes. Segundo ela, sua fiha de 8 anos é uma criança transgênero.

A manifestação durante a Parada Gay na Aveninda Paulista provocou reação de parlamentares da ala conservadora. O deputado estadual Paulo Mansur (PL-SP) questionou a presença de menores no evento, argumentando que esse tipo de ambiente pode expor crianças a conteúdos inadequados para sua idade.

– Eu não sou contra gay. Sou contra criança de 6, 7, 8 anos sendo levada pra evento adulto que ela não tem capacidade de processar – disse o deputado, nas redes sociais.

– Isso não é homofobia. É proteção da infância. Adulto pode escolher o que quer ser. Adulto pode amar quem quiser. Adulto pode ir em manifestação que entende. Eu defendo isso. Mas criança não tem desenvolvimento cognitivo pra processar conteúdo adulto. Isso é ciência, não opinião.
E o que tá acontecendo no Brasil hoje? – prosseguiu.

O parlamentar mencionou propostas apresentadas na Assembleia Legislativa de São Paulo – como o PL 974/2023 – com o objetivo de limitar a participação de menores em paradas LGBT, bem como impedir o uso de recursos públicos em eventos que incluam conteúdos de natureza sexual.

Segundo Mansur, tais iniciativas buscam priorizar a proteção da infância, sem representar discriminação contra adultos. Ele salientou que foi tachado de “homofóbico e extremista” quando protocolou o projeto de lei.

– E eu não vou aceitar isso. Nunca – afirmou.

A ONG Minha Criança trans tem como lema “crianças trans existem”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Pleno.News (@plenonews)

Leia também1 Parada LGBT perde metade do público em dois anos em SP
2 Confira quais foram as empresas que patrocinaram a Parada LGBT
3 Com forte discurso eleitoral, parada LGBT tem urna inflável
4 Reduziu: Parada LGBT de SP teve menos patrocinadores e trios
5 Pedro Pôncio é agredido durante Parada LGBT em São Paulo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.