Leia também:
X STF libera homem que esfaqueou esposa por “defesa da honra”

Para evitar ‘racismo’, O Boticário abandona termo ‘Black Friday’

Empresa já admite que pode ter prejuízo com a mudança

Pleno.News - 30/09/2020 09h47 | atualizado em 30/09/2020 10h25

O Boticário bane termo Back Friday para combater o racismo Foto: Reprodução

O Grupo Boticário decidiu banir a expressão “Black Friday” de suas campanhas por considerar que o termo pode soar racista. Na decisão, comunicada nesta terça-feira (29) pelo CEO da marca, Artur Grynbaum afirma que “há anos” a empresa vem debatendo a origem da expressão e que sua exclusão se dá em respeito aos “movimentos que sentem desconforto com o termo”.

– A dois meses da ‘Black Friday’, um dos períodos mais relevantes do ano para o varejo e a data mais importante para o comércio eletrônico em todo o mundo, nos deparamos com um incômodo recorrente: há anos conversamos sobre a possível origem do termo ‘Black Friday’, sobre a ausência de dados científicos que comprovem que ele realmente não se relaciona à questão da escravatura. Então, respeitando os movimentos que sentem desconforto com o termo, decidimos parar de refletir e começar a agir – não teremos mais o termo Black Friday no Grupo Boticário. Precisamos de algo maior, e essa transformação deve começar por nós. Esse movimento emergiu nas equipes do Grupo Boticário, a discussão ganhou força, e esse é o resultado – escreveu Grynbaum no LinkedIn.

O executivo admite também que a mudança pode trazer prejuízos para a empresa, mas defende que “melhor que esperar a perfeição, é construir juntos aquilo em que acreditamos”.

No lugar de “Black Friday”, o Boticário passará a usar o termo “Beauty Week” (Semana da Beleza).

SEM EVIDÊNCIAS DE ORIGEM RACISTA
Não há estudos e nem dados que comprovem que a tradicional semana de descontos tenha relação histórica com o tráfico de escravos. Uma checagem dos analistas do Fato ou Fake, do Grupo Globo, desmentiu um boato sobre o tema.

De acordo com historiadores, o primeiro registro do termo Black Friday nos EUA aconteceu em 24 de setembro de 1869, seis anos após a escravidão ser abolida no país.

Outra origem apontada remonta ao ano de 1951, quando patrões cunharam o termo para identificar a temporada de promoções. Neste caso, o Black Friday seria uma ironia às varias faltas de empregados na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças, comemorada no dia 26 de novembro.

O termo também se popularizou na década de 1960 entre policiais, que viam uma expressiva piora no trânsito por causa do alto número de motoristas e de pedestres indo às ruas para fazer compras. O congestionamento acontecia sempre na sexta e no sábado após o Dia de Ação de Graças.

Já no Brasil, o termo é usado desde 2010.

Leia também1 "O politicamente correto é um porre", afirma Glória Maria
2 Gloria Maria reafirma: 'Nunca serei politicamente correta'
3 Eduardo defende Glória Maria: "Deve ter liberdade de expressão"
4 Após desabafo, internet compara Glória Maria a Morgan Freeman
5 TJ arquiva investigação contra juíza que citou raça em sentença

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.