Leia também:
X Vem Pra Rua nega que fará protestos no dia 26 de maio

Papa aceita renúncia de bispo brasileiro citado em escândalo

Religioso é acusado de acobertar pedofilia, extorsão e enriquecimento ilícito

Gabriela Doria - 17/05/2019 17h54

Papa Franciso e o bispo Vilson Dias de Oliveira Foto: Divulgação

O papa Francisco aceitou, nesta sexta-feira (17), a renúncia do bispo Vilson Dias de Oliveira, suspeito de extorsão e enriquecimento ilícito e de ter acobertado episódios de pedofilia.

Dom Vilson Dias de Oliveira, de 60 anos, há 12 anos bispo da diocese de Limeira, no estado de São Paulo, entregou o cargo, de acordo com um comunicado feito pelo Vaticano. A Santa Sé nunca explica as razões pelas quais bispos deixam sua posição.

O bispo é alvo de três investigações na Justiça brasileira por supostamente acobertar casos de abuso sexual, e também por denúncias de extorsão e de enriquecimento ilícito.

Os investigadores tentam descobrir se ele omitiu os episódios de abuso sexual cometidos pelo padre Pedro Leandro Ricardo, de Americana, também em São Paulo. O religioso foi suspenso de suas funções.

Um pároco afirmou que o bispo pediu uma doação de R$ 50 mil, dando a entender que este valor lhe permitiria comprar um apartamento.

De acordo com o G1, o bispo entregou aos investigadores documentos que confirmam a compra de dois imóveis no litoral de São Paulo. Os valores são acima de R$ 1 milhão.

Dom Vilson garantiu que esses recursos eram parte de seu patrimônio de família e de sua renda como bispo. No mês passado, confessou à polícia ter recebido uma “doação” da paróquia para resolver problemas financeiros pessoais.

Em sua carta de renúncia publicada no site da diocese, dom Vilson Dias de Oliveira se refere apenas a “ataques à nossa Igreja Particular de Limeira, a mim e a vários presbíteros”. Ele afirma ainda que deixa o cargo “pelo bem dessa Diocese para que os trabalhos pastorais possam continuar crescendo”.

Conforme a Santa Sé, ele será substituído, de forma interina, pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes.

*Com informações da Agência France-Presse.

Leia também1 Papa dá carona no papamóvel para 8 crianças refugiadas
2 Brasileira Irmã Dulce será proclamada santa pelo papa
3 É lei! Clérigos são obrigados a denunciar abusos sexuais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.