Leia também:
X Kiev: Rússia chega a Chernobyl, e há risco de acidente nuclear

Lira e Pacheco pedem ‘solução rápida’ para conflito na Ucrânia

Presidentes da Câmara e do Senado se pronunciaram nas redes sociais

Pleno.News - 24/02/2022 13h56 | atualizado em 24/02/2022 15h34

O presidente da Câmara, Arthur Lira, e o do Senado, Rodrigo Pacheco Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou uma nota nesta quinta-feira (24) defendendo solução rápida e negociada para o conflito entre Rússia e Ucrânia, apontando consequências inimagináveis com a crise atual.

– Consoante a política externa brasileira, que historicamente tem-se orientado pela busca da paz e pela solução negociada dos conflitos internacionais, como presidente do Congresso Nacional e em nome de meus pares, reafirmamos a necessidade de um diálogo amplo, pacífico e democrático com vistas a uma rápida solução negociada que contemple os legítimos interesses das partes envolvidas – diz a nota.

A invasão da Rússia à Ucrânia motivou a preocupação de líderes mundiais e a cobrança por sanções, além de fuga do risco nos mercados financeiros. No Brasil, o Itamaraty pediu “suspensão imediata” das hostilidades. A Embaixada da Ucrânia, por sua vez, cobrou uma condenação clara do governo brasileiro ao ataque.

– A magnitude da atual crise e sua rápida deterioração têm potencial de impactos político, econômico e social difíceis mesmo de imaginar – diz a nota de Pacheco, manifestando expectativa de uma “solução pacífica, mutuamente acordada”.

CÂMARA
Já o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pediu nesta quinta-feira que a Rússia e a Ucrânia busquem entendimento por meio de “caminhos diplomáticos”.

– O mundo já enfrenta o luto de milhões de perdas da pandemia de COVID-19. À medida que voltamos à normalidade, assistimos [a] uma escalada [de conflitos] sem precedentes entre Rússia e Ucrânia – escreveu Lira, no Twitter.

– Neste momento, precisamos de paz, entendimento e que as duas nações busquem os caminhos diplomáticos – acrescentou o deputado.

*Com informações da AE

Leia também1 Rússia diz que destruiu 74 instalações militares da Ucrânia
2 Mourão: 'Ou Ocidente usa força, ou Putin vai agir como Hitler'
3 Ucrânia publica caricatura de Putin com Hitler: "Não é meme"
4 Presidente ucraniano anuncia criação de "coalizão anti-Putin”
5 Itamaraty pede suspensão das hostilidades na Ucrânia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.