Leia também:
X Magno Malta relembra vitórias de 2018 e deseja feliz ano novo

Opositora de Maduro pede que Bolsonaro pressione governo

María Corina Machado é dirigente da oposição ao presidente venezuelano

Gabriela Doria - 31/12/2018 15h56 | atualizado em 02/01/2019 15h31

María Corina Machado quer que Jair Bolsonaro lidere pressão internacional contra Nicolás Maduro Foto: Reprodução Facebook

A dirigente opositora venezuelana María Corina Machado pediu ao futuro presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que lidere uma maior “pressão internacional” contra Nicolás Maduro, que o faça “entender que é inadiável a transição para a democracia” no país.

– Vemos em seu próximo governo uma oportunidade que vai além das fronteiras do Brasil, já que sua mensagem se projeta para aqueles países da América Latina onde regimes ditatoriais pretendem se eternizar no poder, como é o caso da Nicarágua, Bolívia, Cuba e Venezuela – disse Machado a Bolsonaro, em carta aberta divulgada nesta segunda-feira (31).

A opositora também acusou o regime de Nicolás Maduro de ser criminoso.

– Na Venezuela enfrentamos um Estado criminoso que não está disposto a entregar o poder e que só cederá diante da pressão coordenada das forças internas e externas que o obriguem a entender que é inadiável a transição à democracia – continuou a ex-deputada na carta.

Machado afirmou ter confiança de que a liderança do Brasil na região “contribuirá para estimular a solidariedade e a responsabilidade de proteção internacional” que, segundo ela, são necessárias na Venezuela, onde os cidadãos sofrem com “a repressão, a censura e o uso da força bruta”.

As relações entre a Venezuela e o Brasil, antigos aliados políticos, pioraram desde a destituição de Dilma Rousseff e a ascensão à Presidência de Michel Temer – em 2016 -, cujo Governo foi crítico com Maduro.

Como candidato, Bolsonaro, um ex-militar de 63 anos, chegou a criticar os governos de esquerda da região, incluindo o de Maduro, e em dias recentes o brasileiro revogou ao venezuelano o convite que tinha feito à comparecer na posse, alegando que os líderes de “regimes que violam as liberdades de seus povos” não estarão na sua posse.

Maduro, por sua vez, disse no começo de dezembro que o Governo brasileiro estava envolvido em um plano supostamente elaborado pelos Estados Unidos para assassiná-lo e derrubar a chamada revolução bolivariana, no poder desde 1999.

Em outubro, Bolsonaro disse que não apoiaria uma intervenção armada contra a Venezuela porque “o Brasil sempre vai buscar a via pacífica para resolver os problemas”.

*Com informações da Agência EFE.

Leia também1 Colômbia descobre plano para matar presidente Iván Duque
2 Ex-ministro pede que Jair Bolsonaro desconvide Morales
3 Nicolás Maduro ataca Mourão e desafia: 'Vou te esperar aqui'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.