Leia também:
X Senado vota mudanças para aplicativos de transporte

Operação Sorriso completa 20 anos e faz cirurgias de graça

Médicos fazem mutirão para reparação de lábio leporino e fenda palatina em Fortaleza

Camille Dornelles - 31/10/2017 11h46 | atualizado em 31/10/2017 12h11

Médicos fazem cirurgias de fenda labiopalatina oto: Reprodução Facebook/Operação Sorriso

Para sorrir sem medo. Uma bela iniciativa da Operação Sorriso, maior organização médica voluntária do mundo, dará 30 operações para reparação de fenda labiopalatina de graça em Fortaleza (CE).

As cirurgias começaram nessa segunda-feira (30) e vão até quinta-feira (2), no Hospital Infantil Albert Sabin, na capital cearense. Aqueles que já foram atendidos em 2016 e precisam de nova cirurgia têm direito a retorno.

Os médicos voluntários declaram que a cirurgia pode ser feita em qualquer idade, mas que, em bebês, só é possível fazer a reparação do lábio. Fissuras na gengiva e no palato – osso do céu da boca – podem ser corrigidas depois que os dentes crescerem.

A diretora executiva da Operação Sorriso, Ana Stabel, comemorou os 20 anos do programa, mas afirmou que ele não deve ser permanente e que o desejo é que os próprios municípios se fortaleçam nesse tipo de tratamento.

– Somente assim, construindo e fortalecendo a autossuficiência local, teremos a certeza do encaminhamento correto e poderemos mudar os polos das missões para outros locais, de forma a atingir os mais necessitados no estado – declarou a diretora.

A Operação Sorriso completou 20 anos no Brasil. Em agosto, o grupo foi premiado como uma das 100 organizações não governamentais de destaque pelo Prêmio Melhores ONGs. A Operação conta com 60 voluntários do Brasil, Estados Unidos e Venezuela envolvidos no programa.

LEIA TAMBÉM
+ Osteoporose: Saiba quais fatores influenciam a doença
+ Novo remédio para crianças com diabetes chega ao SUS
+ 2016 teve o maior nível de CO2 em 800 mil anos, diz relatório

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.