Leia também:
X Maioria dos brasileiros vê gestão de Lula pior que a de Bolsonaro

ONG processa Globo por apologia ao incesto na novela Renascer

Antes de formar um casal, personagens se tratavam como pai e filha

Pleno.News - 25/02/2025 14h48 | atualizado em 25/02/2025 16h04

José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Mariana (Theresa Fonseca) Foto: Fabio Rocha/Globo

Uma ONG entrou na Justiça pedindo R$ 1 milhão de indenização para a Rede Globo por causa da novela Renascer. De acordo com a ONG Vozes dos Anjos, de Brasília (DF), a produção promoveu o incesto na história dos personagens Mariana (Theresa Fonseca) e José Inocêncio (Marcos Palmeiras).

Exibida entre janeiro e setembro de 2024, a novela mostrou que Mariana e José, antes de se tornarem um casal, tinham uma relação de pai e filha, com ela, inclusive, o chamando de “painho”. A jovem não era filha biológica do personagem, mas sim do maior inimigo dele.

– A exposição de um relacionamento amoroso/sexual entre duas pessoas que representam figuras paterno/filiais em uma novela de horário nobre e em televisão aberta deve ser compreendida como uma narrativa que fomenta a cultura do incesto paternal no Brasil – diz a entidade na ação civil pública.

A defesa da emissora carioca diz que a visão da Vozes dos Anjos é “falaciosa”, pois “a narrativa da obra em momento algum propõe haver relação de paternidade entre o personagem José Inocêncio e Mariana, muito menos faz qualquer alusão à ocorrência de incesto”.

– Não há nada na trama que remeta o telespectador ao tema do incesto paternal, muito menos qualquer banalização a tão odiosa prática – defendem os advogados da empresa.

Em março de 2024, a mesma ONG processou a Rede Globo criminalmente pelo mesmo motivo. A ação tramitava no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e ainda não foi julgada. As informações são da Folha de S.Paulo.

Leia também1 Maioria dos brasileiros vê gestão de Lula pior que a de Bolsonaro
2 Menores serão transferidos para prisões de adultos em El Salvador
3 Vaticano divulga mensagem do papa Francisco sobre quaresma
4 Pesquisa CNT reforça disparada da reprovação ao governo Lula
5 Gayer sobre Moraes na USP: "Fala dele é idêntica à do Maduro"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.