Leia também:
X PF prende um dos maiores traficantes da América do Sul

Obras em dois aeroportos de SP tiveram sobrepreço

Auditoria da infraero constatou irregularidades em Viracopos e Guarulhos

Infraero constata irregularidades em obras de Viracopos e Guarulhos

Infraero constata irregularidades em obras de Viracopos e Guarulhos

Henrique Gimenes - 02/07/2017 11h15 | atualizado em 03/07/2017 09h12

As obras de expansão dos aeroportos de Viracopos e Guarulhos, em São Paulo, custaram R$ 1,316 bilhão a mais que o preço médio do mercado. A conclusão é de uma auditoria interna feita pela Infraero, que investiga possíveis irregularidades em contratações feitas pelas concessionárias que administram os aeroportos. Em matéria publicada pelo Estadão neste domingo (2), constatou-se que, no aeroporto de Viracopos, as obras realizadas na fase inicial da concessão, em 2012, custaram 45% mais que o preço de mercado. Já em Guarulhos, o custo foi 45% maior.

O Tribunal de Contas da União (TCU) havia acusado a Infraero de omissão na contratação de obras dos aeroportos concedidos. A estatal detém 49% de participação nos dois aeroportos e deu aval para as contratações. Em análise, o tribunal afirmara que grande parte dos serviços é prestada por empreiteiras sócias nas concessões. A conclusão do TCU foi de que as contratações não foram analisadas efetivamente.

Em resposta ao Estadão, a Infraero afirma que as aprovações de contratos com valores acima dos preços de mercado foram decisões da “administração anterior”. A estatal informou ainda que colabora com todos os processos de fiscalização. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV),  que administra o aeroporto de Viracopos, respondeu que “desconhece os dados em questão e, portanto, não pode opinar sobre o tema”. Já a concessionária GRU Airport, do aeroporto de Guarulhos, não se manifestou.

 

 

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.