Leia também:
X Câmara não irá votar Reforma Política nesta terça

Número de fumantes passivos cai 42% no lares brasileiros

Redução aconteceu em um período de oito anos. Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

Henrique Gimenes - 29/08/2017 18h55

Número de fumantes passivos cai 42% nos ambientes familiares brasileiros Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (29), os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). De acordo com os resultados, o número de fumantes passivos nos domicílios brasileiros caiu 42,5% no período de oito anos.

A pesquisa foi realizada por telefone nas 26 capitais e no Distrito Federal e teve a participação de 53.210 entrevistas. Segundo os dados, todos os locais pesquisados tiveram redução no número, com destaque para Cuiabá e Rio Branco. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2013, o tabagismo passivo representou a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, ficando atrás apenas do tabagismo ativo e do consumo excessivo de álcool.

Em 2009, a proporção de pessoas que ficaram expostas à fumaça do cigarro era de 12,7%. Já neste ano, o número caiu a 7,3%. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, comemorou o resultado e afirmou que as campanhas de alerta aos riscos do vício receberão mais investimentos.

– Continuaremos investindo nessa área e ampliando a divulgação das campanhas. Vamos também orientar as crianças por meio do Saúde na Escola, criando resistência a esse início do vício de fumar que acontece, principalmente, na adolescência – disse.

A pesquisa informa ainda que o número de fumantes no país também recuou. Segundo os dados, Houve redução de 35% nos números de usuários de produtos derivados do tabaco nos últimos dez anos.

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.