Leia também:
X Ministério Público denuncia Sérgio Cabral e Jorge Picciani

No verão, índice de escorpiões no meio urbano aumenta

Esgotos e entulhos de lixo são os esconderijos favoritos dos animais

Mayara Macedo - 15/01/2019 15h18

Escorpiões tendem a aparecer no meio urbano em épocas de calor Foto: Pixabay

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2018 o Brasil registrou 141 mil casos de acidentes com escorpiões e 99 deles resultaram em morte. O animal aparece mais no verão, mas não por conta do calor e, sim, do desmatamento. Quando esquenta, os bichos procuram esgotos, entulhos e locais com muito lixo para se esconderem. Assim, acabam sendo atraídos para o meio urbano.

COMO PROTEGER A CASA DE ESCORPIÕES

1. Para proteger a casa e evitar que escorpiões entrem no espaço, a sugestão é utilizar telas nos ralos de chão, dos tanques, das pias e tampar qualquer fresta que tenha nas portas e paredes. Também é recomendável não usar móveis encostados na parede e sempre checar os sapatos antes de usar.

2. Outra dica é fazer uma limpa nas garagens, quintais e jardins, retirando todo entulho e folhas secas do chão. Mantenha os sacos de lixo bem fechados, para evitar que os animais peçonhentos sejam atraídos.

3. Mantenha sempre o gramado aparado, para ficar sempre visível, caso apareça algum bicho. E jamais coloque as mãos em buracos, embaixo de pedras ou em pedaços de madeira. Esses são ótimos esconderijos para os escorpiões.

4. Caso esbarre com um escorpião, não use insecticidas ou algo do tipo. Eles não são eficazes e aumentam as chances deles saírem de seus esconderijos.

O QUE FAZER SE LEVAR UMA PICADA DE ESCORPIÃO?
A maioria dos acidentes não costumam ser graves. Os principais sintomas são vermelhidão no local picado, inchaço, suor e acúmulo de líquido no machucado.

Antes de tomar qualquer atitude por impulso, procure a emergência mais próxima, de preferência uma que seja de referência. Caso seja possível, leve o animal ou uma foto dele para a equipe diagnosticar a espécie e, assim, tomar as providências necessárias.

Leia também1 Motorista de Uber é preso após estuprar passageira
2 João de Deus é denunciado pela 2ª vez por abusos sexuais
3 RJ: Documentário sobre PMs será lançado no YouTube

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.