CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X STF abre licitação de R$ 10 mi para beneficiar servidores

Nise Yamaguchi se desculpa por fala sobre o Holocausto

Imunologista foi afastada do Hospital Albert Einstein por declaração considera antissemita

Rafael Ramos - 13/07/2020 13h09 | atualizado em 13/07/2020 14h14

Nise Yamaguchi pediu desculpas após polêmica sobre o Holocausto Foto: Reprodução

A doutora Nise Yamaguchi se defendeu das acusações de que teria feito um comentário antissemita, que resultou no seu afastamento do Hospital Albert Einstein. Por meio de um advogado, a imunologista afirmou que houve “interpretações errôneas sobre assuntos sensíveis ao grande sofrimento judaico” e pediu desculpas à comunidade.

– É, portanto, inegável que o posicionamento da doutora Nise Yamaguchi nunca foi antissemita, ao contrário, expressa verdadeira e irrestrita admiração ao conhecimento e toda a contribuição que o povo judeu deu ao planeta, quer por suas percepções científicas, quer pela sua convivência mais íntima, como por exemplo, de sua irmã Greice Naomi Yamaguchi, convertida ao judaísmo. Por fim, a doutora Nise manifesta o pedido de desculpas por expressões outras e interpretações errôneas sobre assuntos sensíveis ao grande sofrimento judaico que envolveram seu nome, pois é solidária à dor dessa ilustre comunidade como a maior das atrocidades de nossa história ocidental – disse a nota.

A polêmica se refere a uma fala da pesquisadora durante o programa Impressões, da TV Brasil, onde ela, segundo o hospital, teria feito uma “analogia infeliz e infundada entre o pânico provocado pela pandemia e a postura de vítimas do Holocausto”. Nise deve ser ouvida nesta semana e o presidente do Albert Einstein, Sidney Klajner, acredita que ela possa ser demitida.

Leia também1 Associação Sionista emite nota em defesa de Yamaguchi
2 STF abre licitação de R$ 10 mi para beneficiar servidores
3 Homem destrói vidraça do Congresso com pedaço de pau
4 Desenganado, empresário se recupera e vence a Covid-19
5 Toffoli impede prefeituras de flexibilizarem quarentena

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo