Leia também:
X Onyx diz que decreto de armas não possui irregularidades

Nicolás Maduro recua e quer reabrir fronteira com o Brasil

Divisa está fechada há quase três meses

Gabriela Doria - 10/05/2019 15h36

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro diz que vai reabrir fronteira com o Brasil Foto: AFP/Juan Barreto

O governo da Venezuela anunciou nesta sexta-feira (10) a reabertura da fronteira com o Brasil depois de mais de dois meses de fechamento. As comunicações marítimas e aéreas com Aruba também retornarão à normalidade. A informação é do vice-presidente para a Área Econômica do país sul-americano, Tareck El Aissami.

– Ficam restabelecidas outra vez as fronteiras com Brasil e Aruba, mas não com os demais países que têm fronteira com nosso território, até que cessem as posturas de hostilidade, assédio, facilitação a grupos paramilitares (…) para agredir nosso povo – disse Aissami em entrevista coletiva.

A Venezuela mantinha fechadas todas as fronteiras desde o fim de fevereiro. O fechamento aconteceu quando o líder opositor Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, tentou entrar com a ajuda humanitária que estava armazenada no Brasil, na Colômbia, e nas ilhas de Curaçao, Aruba e Bonaire.

Na ocasião, o governo de Nicolás Maduro temia que a entrada dessas doações feitas por Estados Unidos e outros países facilitariam uma “invasão” estrangeira.

Além disso, o vice-presidente se referiu ao restabelecimento das relações comerciais com o Brasil e disse que o intercâmbio de bens e serviços será retomado com Roraima, “que também depende do serviço elétrico” venezuelano.

Aissami também aproveitou para estender a mão aos países da região para que haja um “diálogo sincero”.

– Não nos metemos nos assuntos de outros países, mas exigimos que deixem o povo venezuelano quieto. Nossos problemas resolveremos nós mesmos, como disse o presidente Maduro – declarou.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 "Brasil manterá pressão para que Maduro saia do governo"
2 Vídeo de militares que acaba em disparo não é da Venezuela
3 Bispo denuncia ataque de Maduro durante missa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.