Leia também:
X Ministra Damares vai manter Secretaria de Igualdade Racial

Netanyahu planeja participar da posse de Jair Bolsonaro

Primeiro-ministro pode ser mais um dos chefes de Estado que virão para a cerimônia

Gabriela Doria - 17/12/2018 16h16

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, planeja participar da posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, que prometeu transferir a embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém, seguindo os passos dos Estados Unidos.

O chefe de governo israelense, que também ostenta o cargo de ministro das Relações Exteriores e da Defesa, entre outros, viajará para Brasília para a cerimônia que acontece em 1º de janeiro.

Benjamin Netanyahu planeja vir à posse de Jair Bolsonaro Foto: EFE/Abir Sultan

Na semana passada, Netanyahu mostrou sua satisfação pelo interesse que o novo presidente brasileiro mostrou em potencializar as relações com Israel.

– O Brasil é um grande país, tem um grande potencial econômico e acredito que isto seria benéfico para os dois países – disse o premiê israelense em discurso aos jornalistas.

TRANSFERÊNCIA DA EMBAIXADA
Em novembro, Netanyahu parabenizou Bolsonaro pelo anúncio de sua intenção de transferir a embaixada brasileira para Jerusalém, o que qualificou de “um passo histórico, correto e emocionante”.

– Como afirmado durante a campanha, pretendemos transferir a Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. Israel é um Estado soberano e nós o respeitamos – anunciou Bolsonaro em seu Twitter na ocasião.

Segundo explicou Bolsonaro em entrevista coletiva posterior, a escolha da capital é um assunto relativo à soberania de um país e nenhum outro tem que se envolver nesta decisão.

– Quem decide a capital é o país. Se o Brasil a transferiu do Rio de Janeiro para Brasília, foi o Brasil. Não vejo problema. Temos todo o respeito por Israel e todo o respeito pelo povo árabe. Aqui todo o mundo convive sem problemas – afirmou o presidente eleito.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Ministro de Bolsonaro: "Não há lugar para Maduro" na posse
2 Macri conversa com Bolsonaro e anuncia visita a Brasília
3 Liga de países árabes envia carta alertando Jair Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.