Leia também:
X Glenn diz que a esquerda usa David Miranda para atacá-lo

Musk se manifesta após saber de bloqueios aplicados por Moraes

Dono do Twitter chamou o quadro de "extremamente preocupante"

Paulo Moura - 15/01/2023 10h21 | atualizado em 16/01/2023 10h36

Elon Musk Foto: Reprodução/YouTube TED

O dono do Twitter, Elon Musk, afirmou neste sábado (14) que acha “extremamente preocupante” o bloqueio de perfis, nas redes, sociais aplicados no Brasil por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O bilionário tomou conhecimento do fato a partir de publicações do jornalista Glenn Greenwald.

– O regime de censura no Brasil está crescendo rapidamente, praticamente diariamente agora. Acabamos de obter uma ordem de censura que é genuinamente chocante, instruindo várias plataformas de mídia social a remover imediatamente vários políticos e comentaristas proeminentes – escreveu Glenn, que também citou na postagem seguinte que a ordem citada por ele era de Alexandre de Moraes.

 

Publicação de Elon Musk Foto: Reprodução/Twitter

Após ser respondido por Greenwald com trechos traduzidos para o inglês de um ofício atribuído a Moraes no qual é pedido a restrição do acesso no Brasil aos perfis das redes sociais de influenciadores e políticos, Musk ainda questionou o jornalista se apenas um juiz teria decidido sobre os bloqueios.

Musk questiona Glenn se apenas um juiz emitiu a ordem Foto: Reprodução/Twitter

Há alguns dias, o comunicador já havia criticado as decisões recentes tomadas pelo ministro do STF em relação à quebra de sigilo telefônico de pessoas que tiveram qualquer tipo de participação em mobilizações contra o resultado das eleições. Nas redes sociais, Glenn questionou se existiria democracia diante do poder de Moraes.

– Existe agora, ou já existiu, uma democracia moderna onde um único juiz exerce o poder que Alexandre de Moraes possui no Brasil. Não consigo pensar em nenhum exemplo sequer próximo – escreveu Greenwald.

Na última sexta-feira (13), os perfis de alguns políticos e influenciadores foram bloqueados em diversas redes sociais por decisão judicial, mas não havia informações sobre quem teria ordenado a suspensão dos perfis. Entre os nomes afetados estavam o deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG) e o youtuber Monark.

Leia também1 Monark tem perfis retidos nas redes sociais por ordem judicial
2 Monark diz sentir "simpatia" por manifestantes: "Culpa é do STF"
3 Políticos elogiam Greenwald por falar em defesa da liberdade
4 Glenn Greenwald critica censura de Moraes e defende Nikolas
5 Nikolas perde conta no Twitter: "Não sei qual é a alegação"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.