Leia também:
X Deputados saem em defesa de Nikolas Ferreira após polêmica

Mulheres do MST vandalizam loja de vinhos da Salton em SP

Militantes jogaram contra a fachada da empresa tinta vermelha

Priscilla Brito - 09/03/2023 14h42 | atualizado em 09/03/2023 15h35

Mulheres do MST vandalizam loja de vinhos da Salton em SP
Mulheres do MST vandalizam loja de vinhos da Salton em São Paulo Foto: Comunicação MST

Nesta quarta-feira (8), mulheres, que fazem parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vandalizaram uma loja de vinho da Salton. O ato aconteceu na Avenida Pacaembu, em São Paulo, no espaço chamado Enoteca Família Salton.

Aos gritos, militantes jogaram contra a fachada da empresa tinta vermelha e hastearam faixas contra o agronegócio. De acordo com o MST, o setor “lucra com a fome e a violência”.

O MST justificou a ação lembrando da acusação recente de que a Salton, assim como a Aurora e a Cooperativa Garibaldi, contrataram empresas acusadas de manter mais de 200 pessoas em situação análoga à escravidão.

No entanto, quem responde pelas acusações é a empresa terceirizada das vinícolas, a Fênix Prestação de Serviços. No dia 2 de março, a Salton publicou uma carta aberta em seu site pedindo desculpas.

CARTA ABERTA DA SALTON
Em meio às notícias divulgadas, recentemente, sobre casos de trabalho análogo à escravidão na região de Bento Gonçalves (RS), nós, líderes da Vinícola Salton, nos expressamos, publicamente, para esclarecer os fatos que envolvem o nome da nossa empresa.

Em primeiro lugar, a Salton repudia, veementemente, qualquer ato de violação dos direitos humanos e expressa, também, seu repúdio a todas e quaisquer declarações que não promovem a pacificação social.

Não adotamos e nem adotaremos uma posição omissa. De imediato, tomamos medidas internas que dizem respeito à melhoria do trabalho em toda nossa cadeia produtiva. Podemos listar ações que estão sendo intensificadas e outras que serão desempenhadas com a urgência que a gravidade do tema demanda:

– Revisão de todos os processos de seleção e contratação de fornecedores, com implantação de critérios mais rigorosos e que coíbam qualquer tipo de violação aos dispositivos legais, incluindo direitos humanos e trabalhistas;

– Estruturação de um cronograma para a realização de auditoria sobre práticas trabalhistas junto aos fornecedores e prestadores de serviços de forma recorrente e sistematizada;

– Contratação de auditoria independente externa para certificar as práticas de responsabilidade social;

– Ampliação e divulgação de nossos canais de denúncia e ampla disseminação de nossos códigos de conduta e ética em nossa cadeia produtiva;

– Adesão ao Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.

Adotaremos, ainda, medidas complementares a partir de novas recomendações de entidades públicas, privadas e órgãos fiscalizadores. Para melhor elucidar o contexto dos acontecimentos, esclarecemos que o período de safra da uva é dinâmico, exigindo, por vezes, contratações urgentes para um curto período. Este ano, no mês de fevereiro, precisamos recorrer à contratação terceirizada de 14 profissionais para a descarga de caminhões de uva.

Ao tomarmos ciência do gravíssimo resgate ocorrido nas dependências da empresa prestadora de serviço, suspendemos imediatamente o contrato de trabalho. Além disso, em total colaboração com o Ministério Público do Trabalho, fizemos depósitos para o pagamento do fornecedor, visando a garantia das verbas rescisórias e retorno dos trabalhadores a seus lares.

Somos uma empresa de 112 anos, cujo legado foi construído por milhares de trabalhadores que sempre foram tratados com respeito e lealdade. Acreditamos na sustentabilidade e na valorização das relações humanas como premissa de negócio.

Em nome da transparência e integridade, há anos, disponibilizamos para todos os públicos nosso canal de Ética (https://www.contatoseguro.com.br/familiasalton) | 0800 800 4545 ou pelo aplicativo) para receber denúncias, anônimas ou não, para averiguar qualquer tipo de conduta que não esteja de acordo com os nossos valores ou com as leis vigentes.

A Salton segue colaborando com as autoridades e reforçou o seu compromisso, solidariedade e colaboração junto ao Ministério Público do Trabalho. Reiteramos nossos valores sociais e éticos e nosso compromisso de trabalhar, incessantemente, na melhoria contínua e na implementação de ações para que ocorrências lastimáveis como esta não se repitam.

Atenciosamente,
Família Salton.

Leia também1 Governador do Acre tem bens bloqueados em operação da PF
2 PF faz operação contra cúpula do governo do Acre por corrupção
3 STF libera decreto de Lula que anulou redução do PIS e Cofins
4 Nikolas nega transfobia após usar peruca em fala na Câmara
5 PGR não vê crime de Lula ao chamar Bolsonaro de "genocida"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.