Leia também:
X Câmara deve retirar mudanças do Senado na MP da Eletrobras

MPTCU pede novo afastamento do ministro Ricardo Salles

Ele é investigado por suposto favorecimento de empresa de táxi aéreo contratada pelo Ibama

Gabriela Doria - 21/06/2021 17h02 | atualizado em 21/06/2021 18h45

Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles é alvo de novo inquérito no STF Foto: MMA/Gilberto Soares

O Ministério Público, junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU), solicitou nesta segunda-feira (21) o afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do diretor de proteção ambiental do Ibama, Olímpio Ferreira Magalhães. O TCU investiga Salles e Magalhães por suposta “ingerência indevida” em uma licitação do Ibama para a contratação da empresa fornecedora dos helicópteros a serviço do órgão.

A investigação é assinada pelo subprocurador-geral do MPTCU Lucas Furtado. Furtado sustenta que há “ato de gestão ilegal, ilegítimo, antieconômico e infração à norma legal, com potencial de acarretar dano ao erário” na contratação das aeronaves. O TCU alega que houve favorecimento à empresa Helisul Taxi Aéreo, vencedora do edital de contratação lançado em agosto do ano passado.

Furtado é o mesmo procurador que tentou afastar Salles do Ministério do Meio Ambiente em abril deste ano, com base na notícia-crime apresentada ao Supremo Tribunal Federal pelo delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva, que acusou o ministro de proteger madeireiros ilegais que estariam atuando no Pará e que foram alvo de uma operação da PF.

A ministra Cármen Lúcia é a relatora da ação contra Salles no Supremo Tribunal Federal. O ministro também é alvo de outro inquérito no STF pela suspeita de derrubar regras de fiscalização da exportação de madeira. Esta ação é conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, que chegou a pedir que a Procuradoria-Geral da República se manifestasse sobre um eventual afastamento e prisão de Salles. A PGR se posicionou contra as medidas.

Leia também1 Marcos Pontes pede integração do continente para vencer Covid
2 Randolfe discute com eleitor de Bolsonaro: "CPI vai prender ele"
3 Câmara deve retirar mudanças do Senado na MP da Eletrobras
4 Justiça Federal tranca ação contra Boulos no caso do tríplex
5 CNC aponta avanço no mercado de trabalho e no consumo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.