Leia também:
X Parar em vaga exclusiva de shopping rende multa em SP

MPF pede absolvição de Lula em caso de silêncio de Cerveró

Investigação havia sido aberta baseada na delação do ex-senador Delcídio do Amaral

Henrique Gimenes - 01/09/2017 18h06

MPF pede absolvição de Lula em ação que foi acusado de tentar comprar silêncio de Cerveró Foto Ricardo Stuckert

O Ministério Público Federal (MPF) em Brasília pediu, nesta sexta-feira (1º), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o banqueiro André Esteves sejam absolvidos em ação na qual foram acusados de tentar comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras. Os dois haviam sido acusados pelo senador cassado Delcídio do Amaral em acordo de delação premiada.

Nas alegações finais entregues à Justiça Federal pelo procurador da República Ivan Cláudio Marx, o MPF argumenta que não foram encontradas evidências de que Lula e André Esteves tenham cometidos crime de obstrução de justiça. As investigações foram abertas com base nas delações de Delcídio do Amaral.

No documento, o órgão ainda alega que o ex-senador mentiu em pontos considerados principais do seu acordo e que, por conta disso, perca os benefícios que haviam sido assegurados. O procurador considera que o silêncio de Cerveró era de interesse do próprio Delcídio e não de Lula.

Também é pedida a condenação de Delcídio do Amaral e outras quatro pessoas por envolvimento no esquema que tentou comprar o silêncio de Nestor Cerveró. Os outros quatro são o ex-advogado de Cerveró, Edson Siqueira Ribeiro Filho, o pecuarista José Carlos Bumlai, seu filho Maurício Bumlai e Diogo Ferreira Rodriguez, ex-chefe de gabinete de Delcídio.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.