Leia também:
X Alcolumbre afirma que Olavo não está ajudando o Brasil

MPF dá 5 dias para IBGE explicar corte no Censo 2020

Pedido foi feito pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

Henrique Gimenes - 07/05/2019 19h07 | atualizado em 08/05/2019 10h30

Censo demográfico do IBGE acontecerá em 2020 Foto: Agência Brasil

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, que faz parte do Ministério Público Federal (MPF), deu um prazo de cinco dias para que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirme o corte de 25% para o Censo 2020 e apresente um estudo com a justificativa. O prazo começou a contar nesta segunda-feira (6).

De acordo com o MPF, a redução de verba para o Censo “interrompe a construção de séries históricas, em suas diversas análises e escalas, com inestimável prejuízo à construção de conhecimento, ao embasamento de políticas públicas e ao exercício da cidadania”.

A presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, chegou a confirmar, neste semana, que os recursos para a realização do Censo seriam reduzidos.

Na nota do MPF, o órgão aponta que “realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população brasileira em todos os municípios do país e em seus recortes territoriais internos. O levantamento subsidia o planejamento e a execução de políticas públicas em áreas como educação, saúde e habitação, além de permitir avaliar a abrangência dessas iniciativas”.

Leia também1 IBGE contratará 234 mil para o Censo de 2020. Veja as vagas
2 Levantamento revela como os evangélicos avaliam Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.