Leia também:
X Soma da “terceira via” fica em apenas 6% em pesquisa eleitoral

Mourão: ‘Ou Ocidente usa força, ou Putin vai agir como Hitler’

Vice-presidente acredita que Putin atacará outros países após conquistar Ucrânia

Pierre Borges - 24/02/2022 13h02 | atualizado em 24/02/2022 14h55

Vice-presidente Hamilton Mourão Foto: VPR/Adnilton Farias

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, declarou nesta quinta-feira (24) que as lideranças dos países ocidentais devem usar a força contra a Rússia após a invasão à Ucrânia promovida pelo presidente Vladimir Putin. Caso contrário, segundo Mourão, Putin iniciará um plano de expansão semelhante ao da Alemanha nazista de Hitler.

– Tem que haver o uso da força. [É necessário,] Realmente, um apoio à Ucrânia maior do que o que está sendo colocado. Essa é a minha visão – disse Mourão a jornalistas ao chegar ao seu gabinete no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na análise do general, não é apenas Kiev que está ameaçada, pois, caso consiga anexar a Ucrânia, Putin irá avançar sobre outros países, começando pelos que compunham a antiga União Soviética.

– Se o mundo ocidental pura e simplesmente deixar que a Ucrânia caia por terra, o próximo vai ser a Moldávia, depois os Estados bálticos [Estônia, Letônia e Lituânia] e depois sucessivamente. Igual a Alemanha hitlerista fez no final dos anos 30 – comparou.

Mourão disse que o Brasil tem se posicionado na Organização das Nações Unidas (ONU) em favor da soberania da Ucrania e “respeitando os princípios básicos do Direito Internacional”. Apesar das declarações, ele defendeu que, “por enquanto, não temos nenhuma outra coisa a fazer além disso”.

PUTIN E HITLER
Mourão não é o primeiro a comparar Putin com Hitler. Como foi publicado pelo Pleno.News, o perfil oficial da Ucrânia no Twitter publicou uma caricatura dos dois líderes na madrugada desta quinta-feira.

Após divulgar a imagem que retrata o presidente russo como um aprendiz do líder nazista, o perfil disse ainda que não se tratava de um meme, mas da realidade. Veja a publicação clicando aqui.

Leia também1 Soma da "terceira via" fica em apenas 6% em pesquisa eleitoral
2 Ucrânia publica caricatura de Putin com Hitler: "Não é meme"
3 Governo lança “RG único”. Veja como será a nova identidade
4 Esperança Rio e Associação Billy Graham levam donativos a Petrópolis
5 Presidente ucraniano anuncia criação de "coalizão anti-Putin”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.