Leia também:
X Marco Aurélio mantém voto pela liberdade de chefão do PCC

Mourão diz que vitória de Biden está “cada vez mais irreversível”

Vice-presidente admitiu, no entanto, que não fala pelo governo e sim por ele mesmo

Pleno.News - 13/11/2020 15h10 | atualizado em 13/11/2020 15h20

Vice-presidente Hamilton Mourão Foto: VPR/Romério Cunha

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira (13) que, apesar de não responder pelo governo, julga a vitória de Joe Biden nos Estados Unidos como “sendo cada vez mais irreversível”.

– Como indivíduo eu reconheço, eu não respondo pelo governo, mas como indivíduo eu julgo que vitória de Biden está cada vez mais sendo irreversível – afirmou em entrevista à Rádio Gaúcha nesta manhã.

Mourão citou que é responsabilidade de Bolsonaro o possível pronunciamento sobre o pleito norte-americano. O governo brasileiro é um dos poucos que ainda não reconheceu o resultado das eleições norte-americanas. Outros países que não o fizeram são a Coreia do Norte, liderada por Kim Jong-Un, a Rússia, de Vladimir de Putin, e o México, de López-Obrador.

A China, que ainda não havia reconhecido a vitória do democrata, parabenizou Biden nesta sexta.

– Respeitamos a escolha do povo americano. Enviamos nossas felicitações a Biden e a Harris – declarou o porta-voz da diplomacia chinesa, Wang Wenbin.

Nesta sexta, a imprensa americana informou que o democrata venceu no estado do Arizona e consolidou a liderança no Colégio Eleitoral que escolherá formalmente o novo chefe da Casa Branca. Com isso, chegou a 290 delegados, contra 213 de Trump.

O vice-presidente negou que haja uma tensão entre Brasil e EUA e afirmou que os dois países mantêm uma relação de “Estado para Estado”. Disse ainda que continuarão buscando pontos em comum nas suas relações diplomáticas.

– Independente do momento que for reconhecido resultado da eleição americana, vamos manter diálogo constante – disse.

Mourão também voltou a minimizar a fala do presidente Jair Bolsonaro de que “quando acaba a saliva tem que ter pólvora”.

– Vejo a coisa da seguinte forma, o presidente, a gente tem que prestar atenção mais nas ações do que nas palavras (de Bolsonaro) – justificou.

Na última terça-feira (10), sem citar Biden diretamente, Bolsonaro comentou possíveis barreiras comerciais impostas ao Brasil pelos EUA caso as queimadas na região amazônica não fossem contidas. “Apenas a diplomacia não dá”, disse o presidente na ocasião.

*Estadão

Leia também1 Feliciano diz que Mourão "quer tomar o lugar do chefe"
2 Bolsonaro nega expropriação de terras e fala em demissão
3 Bolsonaro desmente notícia do Estadão: 'Brasil não é comunista'
4 Mourão: 'Biden terá que ir além do discurso sobre união'
5 Bolsonaro: "A pandemia nos fez endividar R$ 700 bilhões"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.