Leia também:
X Maia rechaça apoiar Moro nas eleições presidenciais de 2022

Mourão: ‘Biden terá que ir além do discurso sobre união’

Vice-presidente prevê desafios para possível gestão do democrata

Pleno.News - 09/11/2020 14h19 | atualizado em 09/11/2020 14h21

Vice-presidente Hamilton Mourão prevê dificuldades no governo Biden Foto: VPR/Bruno Batista

O vice-presidente Hamilton Mourão avaliou nesta segunda-feira (9) que, uma vez confirmada a eleição do democrata Joe Biden, o presidente eleito dos Estados Unidos terá “inúmeras dificuldades”. Além de dificuldade na relação com a China, Mourão citou que os EUA estão divididos e, por isso, Biden precisa ir além de apenas um discurso de unificação. Em live promovida pelo Itaú, o vice-presidente reforçou que o governo brasileiro espera o final do processo eleitoral americano para se pronunciar.

– Acho que o presidente Biden, uma vez confirmada sua eleição, terá inúmeras dificuldades pela frente. Tem a questão da China, tem a questão do relacionamento com a Europa ocidental, tem alguns conflitos internacionais onde os Estados Unidos estão operando e tem a própria situação interna do país. Existe uma divisão lá dentro e o presidente Biden terá que se mostrar capaz de ir além da mera retórica de dizer que ele está lá para unir os americanos e realmente trabalhar em prol dessa união – afirmou Mourão.

O vice-presidente afirmou ainda que não tem dúvidas de que as relações econômicas com os EUA “vão perdurar e vão avançar”. Ele destacou que Brasil e Estados Unidos são duas das maiores democracias e economias ocidentais e que os dois países partilham de valores comuns como a “defesa pela liberdade, democracia e direitos humanos”.

– As nossas relações (com EUA) são densas, são complexas, e os interesses tanto de Brasil como Estados Unidos transcendem mero processo eleitoral – observou.

Em relação à questão do meio ambiente, Mourão comentou a ideia de Joe Biden de reunir países para a apoiar a preservação da região amazônica.

– Se pagarem os serviços ambientais já ficamos satisfeitos com isso. Já teremos recursos suficientes para avançar em todos as nossas agendas na Amazônia – disse.

*Estadão

Leia também1 Mourão: Presidente aguarda fim do imbróglio eleitoral nos EUA
2 Governo quer criar regras para ONGs atuarem na Amazônia
3 Transição de poder para equipe de Biden está bloqueada nos EUA
4 Biden monta força-tarefa contra Covid e inclui brasileira
5 Greenwald diz que a esquerda no Brasil "se engana" com Joe Biden

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.