Leia também:
X CPI: Mayra Pinheiro processa Omar Aziz por danos morais

Mortes e casos de Covid-19 caem 40% no Brasil, diz Ministério

São 96 milhões de brasileiros vacinados com, pelo menos, a 1ª dose

Pleno.News - 27/07/2021 11h42 | atualizado em 27/07/2021 12h08

Ministério da Saúde fez um balanço dos números da Covid no Brasil Foto: EFE/Mauricio Dueñas Castañeda

Com a vacinação de mais de 96 milhões de brasileiros contra a Covid-19 com, ao menos, a primeira dose do imunizante, o número de casos e de óbitos pela doença caíram cerca de 40%, em um mês, de acordo com dados do LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde.

Os números consideram a média móvel de casos e mortes por Covid de 25 de junho a 25 de julho deste ano. No caso dos óbitos, a queda é de 42%; passou de uma média móvel de 1,92 mil para 1,17 mil, no período. O número de casos da doença caiu para 42,77 mil na média móvel de domingo (25), o que representa redução de 40% em relação ao dia 25 de junho, segundo o Ministério da Saúde.

VACINAS
O Brasil ultrapassou a marca de 60% da população vacinada com ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. Nessa situação já são mais de 96,3 milhões de brasileiros, dos 160 milhões com mais de 18 anos.

Segundo dados do vacinômetro do Ministério da Saúde, o número de pessoas com ciclo de imunização completo, ou seja, que tomaram duas doses da vacina ou a dose única é de 37,9 milhões de pessoas. Para que as vacinas sejam de fato eficazes, as autoridades de Saúde alertam que é necessário que as pessoas tomem as duas doses.

– A medida reforça o sistema imunológico e reduz as chances de infecção grave, gravíssima e, principalmente, óbitos em decorrência da Covid-19 – destaca o Ministério.

Ainda segundo balanço da pasta, das 164,4 milhões de doses enviadas para os estados, 81,5 milhões são da AstraZeneca/Oxford, 60,4 milhões são da CoronaVac/Sinovac, 17,8 milhões de Pfizer/BioNTech e 4,7 milhões da Janssen, imunizante de dose única.

– Todas as vacinas estão devidamente testadas, são seguras e têm autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem aplicadas nos braços dos brasileiros – destacou o Ministério.

NOVAS DOSES
Até o fim de 2021, a expectativa é de que mais de 600 milhões de doses de imunizantes contra o novo coronavírus, contratadas por meio de acordos com diferentes laboratórios, sejam entregues ao Programa Nacional de Imunizações. Somente para o mês de agosto, a previsão é de que a pasta receba, pelo menos, 63 milhões de doses.

PRODUÇÃO LOCAL
A partir de outubro, o Brasil deve entrar em uma nova fase em relação a vacinas contra a Covid-19, com a entrega das primeiras doses 100% nacionais. O Brasil assinou um acordo de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) que permitirá a produção nacional do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina contra a Covid-19. Atualmente, o Brasil só produz vacina com o IFA importado.

*Agência Brasil

Leia também1 Covaxin: Anvisa cancela estudos no Brasil de forma definitiva
2 Anvisa recebe pedido de análise de nova vacina chinesa
3 Venda de cloroquina subiu 47% em 2020; de azitromicina, 105%
4 Estudo chinês sugere 3ª dose da CoronaVac por queda na eficácia
5 'Tem galinha cantando sobre ovos da outra', provoca Queiroga

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.