Leia também:
X PEC que Lula negocia em Brasília deve chegar a R$ 175 bilhões

Morre Rolando Boldrin, o senhor Brasil, aos 86 anos

Boldrin mostrou ao país o que era cultura popular ao comandar o Bem Brasil

Pleno.News - 09/11/2022 18h09 | atualizado em 09/11/2022 18h27

Rolando Boldrin Foto: SBT/Francisco Inácio

Um nome de referência ao se falar em cultura popular, Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira (9), aos 86 anos, em São Paulo. Ele estava internado há dois meses no Hospital Albert Einstein, segundo informações da assessoria de imprensa da TV Cultura, mas a causa da morte não foi divulgada. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Rolando Boldrin alegou as manhãs da TV Cultura, estando à frente do programa Sr. Brasil por mais de 15 anos. Com uma trajetória que cruza com a história da televisão brasileira, o apresentador tornou-se, ao longo do tempo, um dos nomes mais respeitados quando o assunto é cultura popular. Dono de uma memória invejável, o também ator e compositor é nome fundamental no resgate e na valorização da música caipira de raiz.

– E eu tenho 175 obras gravadas, gravei tudo o que você possa imaginar, de ritmos brasileiros, do samba de breque à moda de viola.

TRAJETÓRIA
Aos 16 anos, Boldrin saiu de São Joaquim da Barra, onde nasceu em 22 de outubro de 1936, rumo a São Paulo. Entrou no mundo das artes pelo rádio, a partir de 1958, trabalhando como figurante em radionovelas. Aos 22 anos, fez teste na TV Tupi e iniciou sua carreira com pequenos papéis.

Nos anos 50, começou a atuar em novelas, como A Muralha, na Record. Foi o primeiro ator a interpretar o icônico personagem Odorico Paraguaçu, de O Bem Amado, em 1960. Chegou ao cinema e faz os longas Doramundo (1978), O Tronco (1999) e O Filme da Minha Vida (2017).

Em 1981, Boldrin mostrou ao país o que era cultura popular, ao comandar o Bem Brasil, na Globo. Finalmente, em 2005, chega à TV Cultura e continuou sua empreitada pela cultura brasileira com o programa Sr. Brasil.

*AE

Leia também1 PEC que Lula negocia em Brasília deve chegar a R$ 175 bilhões
2 Horas antes da morte, Gal Costa aparece fazendo o "L" nos stories
3 Lula deixa reunião na casa de Pacheco e segue para o STF
4 Câmara aprova prêmio para Moraes, e deputados protestam
5 Janja quer cadela participando da posse de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.