Leia também:
X Rio fará busca ativa de crianças não vacinadas nas escolas

Moro: ‘Não tenho medo de cara feia ou manobras ilegais’

Declaração surge após subprocurador-geral pedir bloqueio de bens do ex-ministro

Gabriela Doria - 05/02/2022 15h53 | atualizado em 05/02/2022 15h54

Sergio Moro
Sergio Moro se mostrou indignado com pedido do MP Foto: Agência Senado/Jane de Araújo

Alvo do Tribunal de Contas da União, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) afirmou, neste sábado (5), que não será “intimidado” pelo que chamou de “manobras ilegais”. A indignação do pré-candidato a presidente surge após o subprocurador-geral Lucas Furtado pedir ao TCU que bloqueie seus bens em investigação por suposta sonegação de impostos.

– Os ataques não me intimidam. Não tenho medo de cara feia nem de manobras ilegais. Vamos em frente, até atingir nosso objetivo, com a verdade ao nosso lado. O povo sabe onde ela está – escreveu no Twitter.

Ainda nesta sexta (4), após a divulgação do pedido para congelar os bens de Moro, o ex-ministro publicou uma manifestação de repúdio a Furtado, e afirmou que irá processá-lo por “abuso de poder”.

– É evidente o abuso de poder do procurador do TCU Lucas Furtado contra mim. Irei representá-lo nos órgãos competentes e exigir indenização por danos morais – escreveu.

INVESTIGAÇÃO CONTRA MORO
O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) o bloqueio de bens do ex-ministro da Justiça Sergio Moro. A medida cautelar ocorre dentro do âmbito da investigação da suposta sonegação de impostos praticada por Moro sobre os salários que recebeu da consultoria norte-americana Alvarez & Marsal. A empresa é responsável pela administração judicial das companhias condenadas pela Lava Jato.

No documento, o subprocurador-geral Lucas Furtado defendeu que a Corte investigue os recebimentos declarados pelo ex-juiz, que foram em torno de R$ 3,6 milhões, segundo o próprio.

Furtado argumenta que Moro foi contratado fora do regime CLT, no processo chamado “pejotização”, cuja finalidade é reduzir a tributação de empresas sobre o trabalho assalariado.

– Ao aplicar a teoria da desconsideração da pessoa jurídica, o TCU é competente porque há dinheiro público – explicou o subprocurador à CNN.

O magistrado pede ainda que o TCU apure se Moro viajou aos Estados Unidos apresentando declaração de saída definitiva do Brasil ou se deixou impostos pendentes sobre seus ganhos.

O despacho de Furtado, endereçado ao ministro Bruno Dantas, relator do caso no TCU, leva em consideração que “há risco da inviabilização do ressarcimento e do recolhimento de tributos aos cofres públicos”. Por este motivo, é solicitada indisposição dos bens do ex-ministro junto aos órgãos financeiros, como a Receita Federal.

Se for acatada pelo TCU, a decisão ainda obrigará Moro a apresentar a íntegra dos dois contratos firmados com a Alvarez & Marsal através do CNPJ do ex-ministro.

Segundo o subprocurador, isto seria “a única forma de comprovar a remuneração pactuada, já que os recibos isolados (além de inconclusivos, no caso dos emitidos nos EUA) provam os valores neles registrados, mas não a inexistência de outros, referentes a verbas da mesma ou de outra natureza”.

Recentemente, Sergio Moro afirmou ter declarado todos os ganhos recebidos na consultoria norte-americana e afirmou que fará o mesmo na declaração do Imposto de Renda no Brasil.

Leia também1 Alvo do TCU: Justiça pede bloqueio dos bens de Moro
2 Moro processará subprocurador-geral do MP junto ao TCU
3 Doria faz aceno a Sergio Moro com 'vaga no STF, diz colunista
4 Petista pede a Aras que apure atuação de Moro em consultoria
5 Moro 'foge' de Ciro: “Adversários são Lula e Bolsonaro”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.