Leia também:
X Magno Malta discursa ao lado de Bolsonaro e vai ‘às lágrimas’

Monique: Henry estava “gelado” quando Jairinho a acordou

Ela e o ex-vereador depuseram nesta quarta-feira

Pleno.News - 09/02/2022 21h22 | atualizado em 10/02/2022 12h14

Jairinho e Monique durante audiência Foto: Agência O Dia/Estadão Conteúdo/Marcos Porto

Acusada de envolvimento na morte do menino Henry Borel, a mãe do garoto, Monique Medeiros, depôs à juíza Elizabeth Machado Louro, da 2ª Vara Criminal da Capital, nesta quarta-feira (9).

Mais cedo, o padrasto de Henry, Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, depôs rapidamente e afirmou: “nunca encostei uma mão num fio de cabelo do Henry”. Assim como Monique, Jairinho é réu pelo homicídio da criança.

Essa é a quarta audiência de instrução do caso. Henry Borel, de apenas 4 anos, foi morto em março do ano passado quando estava no apartamento do casal, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Laudo da necropsia apontou que o menino sofreu lesões no crânio, ferimentos internos e hematomas nos membros superiores.

No depoimento desta quarta, Monique Medeiros chegou a chorar em alguns momentos. Ela lembrou uma conversa que teve com Henry no fim de semana da morte do menino, quando o filho lhe disse: “Mamãe, eu vou cuidar de você para sempre”.

Monique também narrou as tentativas dos médicos de reanimarem o garoto.

– Eu vi todas as vezes que eles fizeram massagem cardíaca no meu filho. Eu vi eles colocando no pulso direito do Henry oito injeções de adrenalina. Eles colocaram a sonda no nariz do meu filho. Fizeram um arranhão no nariz do meu filho. Eu vi quando entubaram. Eu vi colocando medicamento no outro pulso do meu filho. E vi fazendo manobra incansavelmente no meu filho – declarou, emocionada.

CIÚMES
No início da audiência, Monique prometeu “falar toda a verdade”. E, durante o depoimento, relatou uma série de episódios de ciúmes que Jairinho teve em relação a ela.

– Ele começou a se mostrar uma pessoa com altos e baixos dentro de casa – afirmou Monique.

Segundo ela, Jairinho a obrigou a apagar fotos no Instagram “que não eram apropriadas”, a mandar embora seu personal trainer e preparador físico e chegou a brigar com ela por considerar que ela “deu mole” a um entregador. Também narrou casos de agressão que teria sofrido. “Ele batia e depois vinha um afago”, declarou à juíza.

Sobre o dia da morte de Henry, Monique Medeiros afirmou que ela e Jairinho haviam bebido vinho naquela noite.

– Não sei se nesse dia, ele colocou um comprimido na minha taça. Por volta das 3h40, o Jairinho me acordou dizendo que tinha ouvido um barulho no quarto do Henry. Ele disse que tinha encontrado o Henry caído no chão, tinha pegado ele e colocado na cama de novo. Estranhei porque o Henry estava descoberto, e ele sempre dormia enroladinho no edredom – sustentou a mãe do menino.

Monique ainda descreveu como encontrou o filho.

– Ele estava na cama, deitado com a barriga para cima, com as mãos em cima da coberta. Henry estava gelado e olhando para o nada. Jairinho foi ao banheiro e, na volta, falou que deveriam levar o Henry para o hospital. Para mim, ele estava vivo; na minha cabeça ele estava vivo – disse.

Os dois, então, levaram Henry ao hospital. E, segundo Monique, as tentativas de reanimação duraram cerca de duas horas.

AUDIÊNCIAS
Esta foi a quarta audiência de instrução e julgamento do caso – a primeira com depoimento dos réus. As outras três aconteceram em outubro e novembro do ano passado.

A audiência de instrução serve para avaliar se Monique e Jairinho cometeram algum crime intencional contra a vida. Caso a juíza considere isso, os dois deverão ir a júri popular. Eles também poderão ser julgados em outras instâncias. A dupla é acusada de homicídio triplamente qualificado.

*AE

Leia também1 Caso Henry: Advogado do goleiro Bruno assume defesa de Jairinho
2 Caso Henry: Monique afirma que advogada de Jairinho a ameaçou
3 Jairinho afirma que Henry pode ter morrido de "causas naturais"
4 Jairinho entra com ação para recuperar mandato de vereador
5 Henry: Tribunal mantém prisão de Jairinho por unanimidade

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.