Leia também:
X Temer diz que portaria do trabalho escravo será alterada

MJ abre processo contra companhias aéreas

Ministério considera que estudo das empresas sobre tarifas, após regra de bagagens, seria enganoso

Henrique Gimenes - 20/10/2017 16h17 | atualizado em 20/10/2017 17h23

Ministério da Justiça abre processo contra companhias aéreas por estudo que apontou redução de preço das passagens Foto: Pixabay

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), que faz parte do Ministério da Justiça (MJ), abriu um processo administrativo contra as empresas Avianca, Azul, GOL e Latam e também contra a a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear). O motivo seria uma divulgação feita em setembro pela Abear de estudo que afirmava que, após a mudança nas regras de cobrança do despacho de bagagens, as passagens aéreas tiveram redução de preço. As informações foram dadas pelo portal G1 nesta sexta-feira (20).

De acordo com estudo da Abear, a implantação da nova regra de despacho de bagagem, que permite que as companhias brasileiras cobrem a mais pelas malas, reduziu o preço dos bilhetes de 7% a 30%, com variação dependendo da empresa. O estudo analisou viagens de julho a setembro no Brasil.

Na última sexta-feira (13), porém, dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que os preços subiram após a mudança nas regras. Os dados considerados também foram dos meses entre julho a setembro.

O despacho do DPDC foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta. O órgão afirma que a Abear e as companhias aéreas teriam feito propaganda enganosa, repassado informações falsas ao consumidor, omitido informações relevantes e usado de fraqueza ou ignorância do consumidor. A multa pode chegar a até R$ 9,5 milhões.

Em nota, a Abear informou que está à disposição das autoridades e que tem por objetivo tornar a aviação mais acessível com “tarifas mais justas para o consumidor”.

LEIA TAMBÉM
+ Governo investiga se preços de passagens aéreas diminuíram
+ Brasileiros querem mais opções de companhias aéreas

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.