Ministro do STJ rejeita pedido de Lula para desbloquear bens
Ex-presidente está preso cumprindo pena de 12 anos e um mês
Henrique Gimenes - 10/08/2018 16h59 | atualizado em 13/08/2018 15h42

Em decisão do dia 6 de agosto, o ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que seus bens fossem desbloqueados. A medida é relativa à condenação no processo do tríplex no Guarujá, em São Paulo.
No recurso, a defesa de Lula queria derrubar uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) contra o bloqueio. A Corte entendeu que o recurso não cabia no caso e nem chegou a analisar o pedido.
O bloqueio dos bens do ex-presidente foi determinado pelo juiz federal Sérgio Moro. O total chega a R$ 16 milhões e visa servir de reparação pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro ao qual o político foi condenado. Para a defesa, no entanto, os bens do ex-presidente foram adquiridos antes dos fatos referentes ao processo. Moro, porém, considerou que isso não tinha relevância.
Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba desde o dia 7 de abril. Ele cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão no processo relativo ao tríplex.
Leia também1 TRF-4 nega pedido do PT para Lula participar de debate
2 Após convenções partidárias, Bolsonaro lidera pesquisa