Leia também:
X Corpo de recém-nascido dado como incinerado é encontrado

Ministro diz que governo atua com força máxima contra óleo

Litoral do Nordeste está tomando por óleo não identificado

Gabriela Doria - 29/10/2019 13h58 | atualizado em 29/10/2019 17h41

Óleo atinge praias do Nordeste Foto: EFE/Brenda Alcântara

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta terça-feira (29) que o governo está fazendo “tudo o que lhe compete” para limpar praias do Nordeste atingidas por vazamento de óleo de origem ainda desconhecida. Ele defendeu que a crise não tem relação com a atividade de exploração e produção de petróleo no país e não deve afetar os leilões marcados para a próxima semana.

A ação do governo é alvo de críticas, tanto pela extinção, em abril, de comitês do Plano Nacional de Contingência para contaminação por petróleo, quanto por demora e falta de equipamentos adequados na limpeza das praias.

– O governo está fazendo tudo o que lhe compete para minimizar os danos e fazendo investigação séria sobre as origens. O esforço está sendo feito de forma integrada e com a cooperação da comunidade internacional – disse Albuquerque, em entrevista após abertura da OTC Brasil, edição brasileira da maior conferência de petróleo do mundo.

Em seu discurso na abertura do evento, Albuquerque não mencionou o vazamento, preferindo falar sobre as perspectivas de crescimento da indústria do petróleo no país. Na entrevista mais tarde, disse que não há relação entre a indústria petrolífera no país e a contaminação das praias.

– Não é por causa da exploração das nossas riquezas que ocorreu esse acidente – garantiu.

O governo realiza na semana que vem o maior leilão de petróleo da história do país, com perspectivas de arrecadar até R$ 106 bilhões.

*Folhapress

Leia também1 Brasil pede informações de 11 países sobre óleo no Nordeste
2 Óleo no NE veio de 3 campos venezuelanos, diz Petrobras
3 Salles critica Greenpeace: "Não ajuda, só faz showzinho"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.