Leia também:
X 2018 será o ano dos concursos públicos? Tudo indica que sim

Ministra do STF nega pedido de grávida para abortar

Rebeca Mendes enviou carta para Rosa Weber pedindo permissão para interromper gestação

Gabriela Doria - 29/11/2017 19h56 | atualizado em 30/11/2017 12h23

A ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, rejeitou o pedido de uma gestante que queria interromper a gravidez. Na carta enviada à magistrada, Rebeca Mendes, de 30 anos, afirma não ter condições financeiras e emocionais de seguir com a gestação, que está na 6ª semana. Em sua decisão, Rosa Weber afirmou que os motivos alegados pela mulher não eram suficientes para obter o direito ao aborto.

Ministra Rosa Weber não aceitou pedido de permissão para aborto Foto: SCO/STF/Carlos Moura

– O pedido de concessão de medida cautelar de urgência individual, referente a Rebeca Mendes Silva Leite, por sua natureza subjetiva individual, não encontra guarida no processo de arguição de descumprimento de preceito fundamental, que serve como instrumento da jurisdição constitucional abstrata e objetiva – diz um trecho da decisão da magistrada.

O caso de Rebeca ganhou repercussão quando a moça enviou uma carta para Rosa Weber solicitando o direito ao aborto. No documento, protocolado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), a gestante alega que já tem dois filhos e que o emprego temporário termina em dois meses. Além disso, ela afirma ser bolsista do PROUNI e viver de aluguel. Na carta, Rebeca explica que o filho que está esperando é do ex-marido, pai das outras duas crianças, com quem teve uma relação sexual após a separação.

O PSOL é autor de uma ação que quer permitir o aborto para gestações de até 12 semanas. Quando protocolou o pedido de permissão para Rebeca, a legenda inseriu uma liminar para que a decisão fosse estendida para todas as outras mulheres grávidas. A ministra negou todos os requerimentos.

 

Leia também1 Entenda a mudança que pode acontecer após a PEC 181
2 Elaine Martins dá à luz os gêmeos João e Joabe

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.