Leia também:
X Boulos cita renda como professor; faculdade nega vínculo

Ministra Damares amplia central do Disque 100 e Ligue 180

Denúncias agora podem ser feitas via WhatsApp

Pierre Borges - 29/10/2020 15h36 | atualizado em 29/10/2020 15h55

Inauguração da nova central do Disque 100 e Ligue 180, nesta segunda Foto: Willian Meira - MMFDH

A partir desta quinta-feira (29), a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos poderá ser contatada pelo Whatsapp. A Ouvidoria engloba as centrais do Disque 100 e do Ligue 180, agora unificadas. A medida foi comemorada pela ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, responsável pela unificação.

Com a mudança, os serviços podem ser contatados pelo número (61) 99656-5008, no WhatsApp. O contato via aplicativo, fará reduzir o tempo de espera para atendimento. Segundo o ouvidor Nacional de Direitos Humanos, Fernando Pereira, no início da gestão atual os indicadores de atendimento não eram satisfatórios.

– Um cidadão chegava a ficar 50, 60 minutos esperando em uma central de atendimento. No que se refere à violação de direitos humanos, onde a pessoa que entra em contato com o Disque 100 ou Ligue 180 está em um alto nível de desespero, isso é muito triste – disse.

Damares afirmou que os indicadores que norteiam o trabalho do MMFDH são produzidos pela Ouvidoria. A ministra também disse que o presidente Jair Bolsonaro “quer muito que os dados saiam de órgãos oficiais”.

– Vamos usar como parâmetro oficial para o governo federal os números produzidos aqui. Então, muito mais do que atender ligações e direcionar essas denúncias para delegacias, os dados aqui produzidos nortearão o trabalho de todo um governo, para toda uma nação. A responsabilidade é muito maior – concluiu.

Quem entrar em contato com a Ouvidoria pelo WhatsApp, receberá uma primeira mensagem automática. Em seguida, o cidadão será atendido por uma atendente da central de atendimento. Segundo o Governo Federal, a medida irá gerar uma economia de 29 milhões aos cofres públicos.

Leia também1 Salles pede a Abin que investigue invasão de sua conta do Twitter
2 Guedes diz esperar que Doria pague por vacina sem ajuda
3 Encontro para "selar a paz" entre Lula e Ciro é criticado nas redes
4 Pix começa a funcionar na próxima terça em fase restrita
5 Bolsonaro reforça que não tem intenção de privatizar o SUS

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.