Leia também:
X Moraes manda procuradoria analisar conduta de Garcia

Ministério da Justiça determina recall imediato de petiscos

Decisão foi emitida nesta quarta-feira

Pleno.News - 15/09/2022 08h30 | atualizado em 15/09/2022 12h02

Bassar Pet Foods Foto: Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a empresa Bassar Pet Food para que seja apresentado o recall compulsório dos petiscos para cães Bassar Snack Every Day e Bassar Dental Care. A decisão, emitida na quarta-feira (14), se baseia nos relatos de mortes de cães que ingeriram snacks da marca e na determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de suspensão do uso de lotes de propilenoglicol, substância utilizada pela indústria na fabricação de alimentos para humanos e animais.

Na semana passada, a Bassar anunciou o recall de todos os produtos fabricados a partir de 7 de fevereiro deste ano.

Segundo o Ministério da Justiça, “a realização informal de recall, sem ampla divulgação e nos termos regulamentados pelos órgãos competentes, pode ser demorada e ineficaz, apresentando riscos aos consumidores e aos animais de estimação”.

Caso a determinação não seja cumprida, a empresa pode sofrer processos administrativos e a aplicação de sanções pela Secretaria Nacional do Consumidor da pasta. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, fornecedores que saibam dos riscos dos seus produtos e serviços após a introdução deles no mercado devem comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores. Procurada pela reportagem, a empresa não respondeu aos contatos.

Em nota do dia 9 de setembro, a Bassar informou estar “extremamente consternada” com os relatos de contaminação de animais.

– Somos os maiores interessados no total esclarecimento desse caso. Estamos fazendo tudo para que isso ocorra de forma rápida e transparente e colaborando com as autoridades na investigação da qualidade da matéria-prima distribuída por fornecedores no mercado de alimentação animal – diz um comunicado da fabricante.

Análises preliminares do Mapa apontam para a contaminação do propilenoglicol com etilenoglicol, produto altamente tóxico para consumo que é geralmente utilizado para refrigeração, encontrado em motores, baterias, geladeiras e freezers. Os insumos contaminados usados nos petiscos foram produzidos pela fornecedora Tecnoclean Industrial Ltda, que diz ter adquirido a matéria-prima de uma importadora. O motivo da contaminação dos lotes utilizados pela Bassar está sendo investigado.

MORTE DE ANIMAIS
Mais de 40 óbitos suspeitos de cães foram registrados em todo o país, de acordo com um levantamento da Polícia Civil de Minas Gerais. O consumo de etilenoglicol, mesma substância que causou a morte de dez pessoas após a ingestão da cerveja Backer, em 2019, leva à insuficiência renal, sintoma identificado em animais intoxicados.

Segundo a polícia, os principais sintomas registrados nos relatos são vômito, diarreia, convulsões e prostração. A orientação, caso um tutor perceba esses sinais após consumo de produto da marca, é levar o animal imediatamente para atendimento veterinário e encaminhar o caso para a delegacia de sua cidade, levando o produto para perícia.

Para a realização do recall, pessoas que tenham comprado qualquer produto fabricado pela Bassar após o dia 7 de fevereiro de 2022 devem devolver os itens à loja, que deverá reembolsar o valor gasto mesmo se a embalagem já estiver aberta ou se parte do produto já tiver sido consumida.

*AE

Leia também1 Substância que matou cães pode estar em alimentos de humanos
2 Mega-Sena: Ganhador de R$ 47 milhões é sequestrado e morto
3 TSE decide limitar Michelle em propagandas de Bolsonaro
4 STF irá analisar restrições a armas a partir de sexta-feira
5 Lula vai ao TSE por YouTube "favorecer" vídeos da JP com Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.