Leia também:
X Pai do governador do Rio de Janeiro é vítima de assalto

Ministério confirma que caso de vaca louca no Pará é atípico

Laudo aponta que não há risco de disseminação no rebanho nem ao ser humano

Pleno.News - 03/03/2023 10h43 | atualizado em 03/03/2023 12h53

vaca gado
Vaca louca no Pará foi considerada caso atípico Foto: Kristyn Lapp | Unplash

O Ministério da Agricultura informou, nesta quinta-feira (2), que o caso isolado de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), o mal da vaca louca, registrado no Pará, em fevereiro, foi confirmado como atípico. O laudo foi fornecido pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que fica em Alberta, no Canadá.

Isso significa que a doença detectada em um animal de 9 anos, no município de Marabá, surgiu de forma espontânea no organismo do animal, sem risco de disseminação no rebanho nem ao ser humano.

O caso foi identificado em 22 de fevereiro, quando o ministério notificou a OMSA sobre a confirmação da doença. Na ocasião, as exportações de carne bovina brasileira para a China foram imediatamente suspensas pelo Ministério da Agricultura de forma voluntária, como prevê o protocolo estabelecido entre os países.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, já comunicou o resultado atípico da amostra ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo nota da pasta. A inserção das informações no sistema para a comunicação oficial à OMSA e às autoridades chinesas também já foi iniciada. De acordo com o ministério, assim que concluído o processo, será marcada uma reunião virtual entre o governo brasileiro e as autoridades chinesas para tratar do levantamento da suspensão das exportações da proteína bovina brasileira ao país asiático.

– Por se tratar de caso atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais em um único animal de 9 anos de idade e com todas as providências sanitárias adotadas prontamente, o Ministério da Agricultura e Pecuária está adotando imediatamente as providências, de acordo com os protocolos sanitários, para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível – diz o comunicado do ministério.

Conforme o Estadão/Broadcast mostrou, a China sinalizou ao governo brasileiro nesta semana que pode dispensar o envio de uma delegação técnica do Brasil ao país asiático para reabrir as exportações de carne bovina brasileira com o caso sendo confirmado como atípico. As autoridades sanitárias chinesas afirmaram ao governo brasileiro que têm interesse na rápida retomada dos embarques.

A expectativa do governo é reabrir o mercado antes da viagem de Lula à China, prevista para o dia 27. A China é o principal destino das exportações da carne bovina brasileira, representando mais da metade dos embarques.

Além da China, Tailândia, Irã e Jordânia também suspenderam temporariamente as importações da proteína brasileira. A Rússia embargou as compras de carne bovina exportadas pelo estado do Pará. No estado, há apenas uma planta frigorífica habilitada no Serviço de Inspeção Federal (SIF) para exportar para a Rússia, segundo o ministério.

*AE

Leia também1 Anvisa aprova vacina japonesa contra a dengue, a Qdenga
2 Ativista Greta Thunberg é detida durante protesto na Noruega
3 SP: Governo desobriga o uso de máscara no transporte coletivo
4 "Não sejam irresponsáveis, vão tomar vacina", dispara Lula
5 Mãe e filho são resgatados após 3 anos presos com medo da Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.