Leia também:
X Comandante faz determinações para uso das redes por militares

Metrô SP troca nome de estação Paulo Freire para Fernão Dias

Mudança foi feita com base em pesquisa com moradores

Monique Mello - 14/03/2023 13h54 | atualizado em 14/03/2023 14h12

Linha 2-Verde do Metrô Foto: Cris Castello Branco/Governo de São Paulo

O Metrô São Paulo decidiu alterar o nome da futura estação Paulo Freire para Fernão Dias. Ainda em construção, a estação fará parte da Linha 2-Verde e estará situada na Avenida Educador Paulo Freire, próximo à Rodovia Fernão Dias, na divisa entre São Paulo e Guarulhos.

A informação foi revelada por Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, e posteriormente confirmada pelo Metrô São Paulo em nota. Em seu texto, a jornalista tentou associar a mudança ao novo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. No entanto, embora a empresa seja controlada pelo governo estadual, dirigentes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que administra parte das linhas de metrô, afirmam que a mudança foi feita baseada em uma pesquisa como moradores da região, ainda em 2022.

De acordo com a pesquisa, o nome Fernão Dias teve 57% das preferências, contra 29% do nome Paulo Freire e 14% de Parque Novo Mundo.

Paulo Freire foi um professor e filósofo, muito admirado pela ala progressista. Cerca de 346 escolas do país levam seu nome. Fernão Dias foi um bandeirante paulista conhecido como “O Caçador de Esmeraldas”. Depois de um período considerados heróis nacionais, os bandeirantes têm sido descritos por alguns historiadores como exploradores de indígenas e escravos.

Confira a íntegra da nota:
O Metrô informa que o processo de escolha, a partir de pesquisa de toponímia e pesquisa de opinião, foi concluído em 2022 na última gestão. O nome Fernão Dias obteve a maior quantidade de respostas na pesquisa de opinião (57%), em relação aos outros dois nomes possíveis: Paulo Freire (29%) e Parque Novo Mundo (14%).

A escolha definitiva dos nomes de futuras estações é feita exclusivamente pelo Metrô, por meio de estudos e pesquisa de opinião com moradores das regiões próximas. Para essa estação, o nome Fernão Dias foi o mais lembrado, já que a Avenida Educador Paulo Freire é tida como continuação da Rodovia Fernão Dias e é chamada dessa forma pelos moradores.

Leia também1 Preço da gasolina sobe 9% e fica mais caro em todas as regiões
2 Mulher é retirada de metrô após mandar casal gay ler a Bíblia
3 Por inclusão feminina, grupo pede que OAB mude de nome
4 PRF: 26 estados e DF têm novos superintendentes; veja nomes
5 Tribunal de Justiça retira sigilo do caso envolvendo Americanas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.