Leia também:
X Weintraub relembra dia em que sua mãe atirou em ladrão

Mercado aprova nomes que governo indicou para a Petrobras

Indicações acontecem após quatro executivos do Conselho deixarem os cargos na última semana

Pleno.News - 08/03/2021 19h12 | atualizado em 08/03/2021 20h13

Presidente Jair Bolsonaro e Joaquim Silva e Luna, indicado para assumir comando da Petrobras Foto: Reprodução

A Petrobras informou ao mercado nesta segunda-feira (8) que recebeu seis indicações do governo federal para os cargos do Conselho de Administração da empresa. Os novos nomes chegaram em ofícios enviados pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pelo Ministério da Economia (ME). No total, a estatal possui 11 vagas para conselheiros. Destas, oito são ocupadas por indicados da União.

Além da recondução de Eduardo Bacellar Leal Ferreira, atual presidente do órgão administrativo, e de Ruy Flaks Schneider, que também já é conselheiro, foram sugeridos outros quatro profissionais: Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim de Souza, Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, indicada pelo ME, e Joaquim Silva e Luna – que deve substituir Roberto Castello Branco no cargo de CEO da Petrobras. Portanto, o Governo ainda tem duas sugestões para realizar.

As indicações acontecem após quatro executivos do Conselho terem deixado os cargos na última semana, em meio a polêmicas relacionadas à atuação do presidente Jair Bolsonaro na estatal.

No fim de fevereiro, o chefe do executivo sinalizou descontentamento com a política de preços da Petrobras e anunciou nas redes sociais a demissão de Castello Branco do posto de presidente da petroleira. Em 2021, a gasolina já subiu 54%, enquanto o diesel acumula alta de 42%.

Em função da interferência política e debandada dos antigos conselheiros, os investidores estão atentos aos novos perfis indicados para entender qual será o futuro da petrolífera. Somente entre 22 de fevereiro e 6 de março, por exemplo, as ações PETR4 desvalorizaram 18,08%. “Os próximos capítulos serão fundamentais para entendermos para onde vai a Petrobras”, explica Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos.

Antes de efetivados nos cargos, os nomes devem ser aprovados em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que ainda está sem data definida.

Leia também1 Bolsonaro: "O povo não quer um candidato como Lula em 2022"
2 "Fachin tem uma forte ligação com o PT”, destaca Bolsonaro
3 'Efeito Lula livre': Bolsa despenca 2,5% e dólar dispara a R$ 5,78
4 Petrobras aumenta o preço dos combustíveis mais uma vez
5 Paulo Guedes: "Para mim, estatal boa é a que foi privatizada"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.