Mendonça pede explicações sobre fraudes e descontos no INSS
Decisão é sobre uma ADPF de uma entidade que acusa o INSS de permitir fraudes em massa
Pleno.News - 14/06/2025 18h36 | atualizado em 16/06/2025 12h25

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (13) que o INSS, a CGU, a Polícia Federal e o TCU prestem informações sobre suspeitas de fraudes, omissões e abusos em descontos aplicados em benefícios previdenciários.
A medida faz parte da ADPF nº 1224, apresentada pelo Instituto Nacional de Direito das Pessoas com Deficiência Oceano Azul. A entidade acusa o INSS de permitir fraudes em massa por meio de descontos indevidos e de não informar corretamente os segurados.
Mendonça requisitou 19 esclarecimentos ao INSS. Entre eles, o número de pedidos de cancelamento de descontos desde 24 de abril e se há um canal específico para isso.
À CGU e ao TCU, o ministro solicitou cópias de processos abertos sobre o tema e detalhes sobre alertas enviados ao INSS.
Já à Polícia Federal, Mendonça pediu informações sobre inquéritos em andamento, incluindo quais sindicatos, bancos e associações estão sendo investigados. As informações são do STF.
Leia também1 Malafaia marca novo ato pró-Bolsonaro para o dia 29/06 em SP
2 Barroso defende regulação de IA para "proteger direitos"
3 Grupo Brasil-Israel se posiciona sobre Irã e critica governo Lula
4 Soraya para de tomar água e café no Senado com medo de veneno
5 Veja revela novas mensagens que ameaçam delação de Mauro Cid