Leia também:
X Congresso irá votar PEC sem “risco ao teto de gastos”, diz Lira

MEC quer punir professores por militância em sala de aula

Ofício foi enviado a toda as universidades federais alertando para "imoralidade administrativa" de docentes

Pleno.News - 03/03/2021 18h04 | atualizado em 03/03/2021 18h13

Ministério da Educação enviou ofício alertando para “imoralidade administrativa” Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O Ministério da Educação (MEC) encaminhou ofício às universidades federais de todo o país alertando que manifestações políticas nas instituições podem configurar ‘imoralidade administrativa’ e serem alvo de punições disciplinares. O documento subscreve representação do procurador Ailton Benedito, do Ministério Público Federal e apoiador do governo Jair Bolsonaro, e foi compartilhado com reitores para atender solicitação da Corregedoria da pasta.

Nesta semana, a Controladoria-Geral da União (CGU) publicou os extratos de dois Termos de Ajustamento de Conduta assinados por professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), incluindo o ex-reitor da instituição, que foram alvo de processos preliminares abertos a partir de uma denúncia do deputado bolsonarista Bibo Nunes (PSL-RS).

O ofício enviado pelo MEC por meio da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior ressalta que as recomendações feitas pelo procurador visam a ‘tomada de providências para prevenir e punir atos político-partidários nas instituições públicas federais de ensino’.

– A utilização de dependências físicas, o uso de bens móveis, materiais ou imateriais, para a promoção de eventos, protestos, manifestações, etc de natureza político-partidária, contrários e favoráveis ao governo, caracteriza imoralidade administrativa – apontou ofício, citando a manifestação assinada por Ailton Benedito.

A manifestação sobre manifestações político-partidárias foi assinada por Benedito no ano passado, mas só foi compartilhada pelo MEC com os reitores em fevereiro. O envio do documento atendeu solicitação da Corregedoria do MEC que, ‘em face do recebimento de denúncias relativas à matéria, entendeu pela necessidade de envio do documento do MPF às IFES (Instituições de Ensino Superior)’.

*Estadão

Leia também1 Estudantes morrem após queda do quarto andar de universidade
2 Bolsonaro critica a imprensa: "Para a mídia, o vírus sou eu"
3 Congresso irá votar PEC sem "risco ao teto de gastos", diz Lira
4 Bolsonaro após queda do PIB: Um dos que 'menos caiu no mundo'
5 Ciro 'manda a real' e diz que Haddad 'é boneco de ventríloquo'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.