Leia também:
X 8 de janeiro: PF fará perícia nos celulares dos presos

Marília: Cabos de energia provocaram queda de avião

Relatório do Cenipa foi divulgado nesta segunda-feira

Pleno.News - 15/05/2023 21h58 | atualizado em 16/05/2023 11h41

Marília Mendonça morreu tragicamente, aos 26 anos, durante uma queda de avião Foto: Gabi de Morais/Agnews

As linhas de transmissão de energia elétrica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram o fator principal do acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas, em novembro de 2021. A conclusão consta do relatório final apresentado, nesta segunda-feira (15), pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão militar subordinado ao Comando da Aeronáutica.

O acidente aconteceu no distrito de Piedade de Caratinga, no município de Caratinga (MG). O laudo do acidente descartou erro humano do piloto da aeronave Geraldo Martins de Medeiros e falhas mecânicas e operacionais da aeronave.

O relatório final sobre a perícia feita pelo Cenipa foi apresentado aos advogados e familiares das cinco vítimas, na tarde desta segunda.

O Cenipa esclareceu ainda que as investigações realizadas não buscam estabelecer culpa ou responsabilidade de quem quer que seja. O objetivo é entender as circunstâncias do acidente para aprimorar as medidas de segurança de voos, evitar novos acidentes aéreos e, consequentemente, preservar vidas.

Após a apresentação do documento, o advogado Robson Cunha, que representa as famílias da cantora e também do tio e assessor da artista Abicieli Silveira Dias Filho, comentou os próximos passos.

– Se eles [os cabos] estão dentro de uma área ou não passível de ter essa identificação é o que agora nós vamos tratar na esfera judicial.

O advogado também pediu rapidez na conclusão do inquérito da Polícia Civil de Minas Gerais:

– Eu até faço um clamor para que haja uma celeridade na entrega deste inquérito policial. Porque, a partir daí, nós vamos poder nos manifestar. A gente vai poder ter a oportunidade, no processo, de tratar desse assunto – disse Cunha.

O ACIDENTE
A cantora Marília Mendonça e as outras pessoas morreram após a queda da aeronave modelo Beech Aircraft, prefixo PT-ONJ, momentos antes do pouso. O avião caiu em uma cachoeira.

Apelidada pelos fãs de Rainha da Sofrência, Marília tinha 26 anos e colecionava vários sucessos musicais do gênero sertanejo. Os demais ocupantes da aeronave de pequeno porte eram: o produtor Henrique Ribeiro; o tio e assessor da artista, Abicieli Silveira Dias Filho; o piloto Geraldo Martins de Medeiros; e o copiloto da aeronave Tarciso Pessoa Viana. Não houve sobreviventes.

O avião decolou do aeroporto de Santa Genoveva, em Goiânia (GO). A cantora se apresentaria naquela mesma noite, em Caratinga.

Ainda na data das mortes, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) confirmou, por meio de nota, que o bimotor atingiu um cabo de uma torre de distribuição de energia elétrica quando se aproximava do aeródromo de Ubaporanga. Em seguida, caiu no curso d’água, o que vitimou todos os ocupantes da aeronave.

*Agência Brasil

Leia também1 Filho de Marília Mendonça participa de 1ª festa para mães
2 Homem que postou autópsia apresentou documento falso
3 Homem que postou autópsia de Marília postava famosos mortos
4 Homem que postou autópsia de Marília Mendonça é preso
5 Família de Marília Mendonça vai processar Facebook e Google

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.