Leia também:
X Bolsonaro: “Tenho preconceito é com governador ladrão”

Marcos Pontes anuncia militar no comando do Inpe

No entanto, ministro afirmou que é uma chefia interina

Gabriela Doria - 05/08/2019 18h45

Ministro Marcos Pontes Foto: Márcio Nascimento/MCTIC

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes anunciou Darcton Policarpo Damião no comando interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O oficial da Aeronáutica ocupará o lugar de Ricardo Galvão, que foi exonerado na última sexta-feira (2).

Pontes afirmou que estava analisando currículos e que seria fundamental um sucessor com experiência na questão do desmatamento e habilidades em gestão.

Segundo a Plataforma Lattes de Darcton, ele tem doutorado em em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). O tema de sua tese de doutorado foi o desmatamento na Amazônia. Antes disso, ele fez mestrado em sensoriamento remoto pelo próprio Inpe.

A exoneração de Ricardo Galvão aconteceu após a divulgação de dados sobre o desmatamento na Amazônia. Para o presidente Jair Bolsonaro, Galvão deveria ter consultado a ele e ao ministro antes de divulgar o levantamento.

– A Amazônia tem um potencial incalculável. Por isso, o mundo está de olho nela. Por isso, alguns maus brasileiros ousam fazer campanha com números mentirosos contra a nossa Amazônia – disse o presidente nesta segunda-feira durante um evento na Bahia.

Leia a nota na íntegra Ministério:

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC informa que, nesta 2. feira (05), o Dr. Darcton Policarpo Damião foi escolhido para substituir interinamente o Sr. Ricardo Galvão na diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Darcton Policarpo Damião possui um currículo extenso com graduação em Ciências Aeronáuticas na Academia da Força Aérea – AFA, MBA em Gestão Empreendedora pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE, doutorado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília – UnB dentre outros cursos.

Leia também1 Bolsonaro alerta sobre os reais números do desmatamento
2 Bolsonaro exonera diretor do INPE após dados polêmicos
3 Bolsonaro: 'Inpe precisa enviar os dados ao governo antes'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.