Manchas de óleo chegam ao Espírito Santo, diz Marinha

Poluição chegou à praia de Guriri, São Mateus

Pleno.News - 08/11/2019 20h25

Guriri em São Mateus é a primeira praia do Sudeste atingida pelo óleo Foto: Reprodução/TV Gazeta

O óleo que já atingiu mais de 400 locais em todos os estados do Nordeste chegou ao Sudeste na quinta-feira (7). A informação foi divulgada pela Marinha em comunicado nesta sexta (8).

Segundo a nota, foram encontrados e recolhidos pequenos fragmentos de óleo na praia de Guriri, no Município de São Mateus, no Espírito Santo.

As amostras do material recolhidas foram enviadas para o Instituto de Estudos do Mar (IEAPM), que confirmou que o óleo é o mesmo encontrado no Nordeste.

Antes desse anúncio, 409 locais em todos os estados do Nordeste haviam sido afetados pelas manchas de óleo. Pelo menos 95 animais foram encontrados mortos em oito estados.

O óleo também já atingiu o ecossistema de ao menos 14 unidades de conservação. Na sexta (8), o Parque Nacional de Abrolhos, um dos principais berços de biodiversidade marinha do Atlântico Sul, foi reaberto para visitação.

Abrolhos estava fechado desde o dia 1º, quando as autoridades confirmaram a presença de fragmentos de óleo na praia norte da Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que formam o arquipélago.

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) informou que o parque foi reaberto porque não foram encontrados mais fragmentos de no local.

O principal suspeito do derramamento de óleo, segundo a investigação comandada pela PF é o navio Bouboulina, da empresa grega Delta Tankers. A empresa negra nega o ocorrido e afirmou que vai colaborar com as autoridades brasileiras.

*Folhapress

LEIA TAMBÉM+ Praias atingidas pelo óleo em PE estão liberadas para banho
+ Após manchas de óleo, Parque Nacional de Abrolhos reabre
+ Salles nega demora para agir contra vazamentos de óleo


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo