Leia também:
X Jovens são levados por onda durante sessão de fotos

Maioria da 2ª Turma do STF vota por manter prisão de Lula

Ex-presidente havia entrado com um recurso pedindo sua liberdade

Henrique Gimenes - 09/05/2018 20h56 | atualizado em 09/05/2018 20h57

Chegada do ex-presidente Lula em Curitiba para cumprir a pena de prisão Foto: Agencia Brasil/Marcello Casal Jr.

A maioria dos ministros da 2ª Turma do Superior Tribunal Federal (STF) votou contra um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele fosse libertado. O julgamento foi realizado por meio do plenário virtual.

No recurso, os advogados de Lula entenderam que a ordem de prisão decretada pelo juiz federal Sérgio Moro teria desrespeitado uma decisão do próprio STF, já que a Corte determinou que a pena só poderia ser iniciada após os recursos se esgotarem. A prisão foi decretada no dia 5 de abril e o ex-presidente se entregou no dia 7 de abril.

O julgamento havia começado na sexta-feira (4) e o prazo para a votação vai até esta quinta-feira (1o). Até o momento, votaram contra o recurso da defesa os ministros Luiz Edson Fachin (relator), Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Falta ainda o voto de Celso de Mello.

O ex-presidente cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão após ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4). Ele é acusado de lavagem de dinheiro e corrupção passiva no processo envolvendo um tríplex no Guarujá, São Paulo.

Leia também1 Câmara de SP adia decisão sobre honraria de Lula
2 Prefeito de Curitiba quer fim de acampamento pró-Lula

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.