Lula vai usar dinheiro do BNDES para ajudar países vizinhos
Declaração foi dada durante encontro na Argentina com o presidente Alberto Fernández
Marcos Melo - 23/01/2023 21h27 | atualizado em 24/01/2023 10h42
O presidente Lula (PT) afirmou, nesta segunda-feira (23), que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai voltar a ajudar no financiamento de projetos de países vizinhos. A declaração foi dada durante encontro na Argentina com o presidente do país, Alberto Fernández.
– O BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais do Brasil e vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior e para ajudar os países vizinhos, que possam crescer e vender o resultado desse enriquecimento para países como o Brasil. O Brasil não pode ficar distante – acrescentou o petista.
Em dezembro, ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL), autoridades argentinas chegaram a dizer que o BNDES iria financiar até US$ 689 milhões (aproximadamente R$ 3,5 bilhões) para projetos no país. Na época, o banco emitiu um comunicado afirmando desconhecer tal informação.
O BNDES financiar investimentos em outros países causa descontentamento em muitos brasileiros, já que o país possui inúmeras necessidades, principalmente em infraestrutura.
Leia também1 Lula ignora realidade e elogia desastrosa economia argentina
2 Governo quer remover postagem sem que haja ordem judicial
3 Secom cria departamento para "enfrentar a desinformação"
4 Lula defende Cuba e Venezuela de "bloqueio" e "ingerência"
5 Alberto Fernández diz que Argentina tem inveja do BNDES