Leia também:
X PGR defende que redes devem prevenir conteúdos ilícitos

Lula vai se opor a discurso anti-Rússia na Cúpula do G-7

Petista não quer que endureçam o tom contra a Rússia em uma declaração final

Pleno.News - 15/05/2023 21h43 | atualizado em 16/05/2023 11h26

Lula Foto: EFE/EPA/Tiago Petinga

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se opor, em reunião do G-7 no Japão, a tentativas dos países do bloco de endurecerem o tom contra a Rússia em uma declaração final, que será assinada por países convidados como o Brasil. O Itamaraty negocia para que o texto conjunto, que tem como tema de fundo a segurança alimentar e deve ser adotado de forma consensual, não seja usado como plataforma para atacar Moscou por causa da guerra na Ucrânia.

A guerra necessariamente será citada nesse documento por causa de seus efeitos negativos, em escala global, sobre a cadeia produtiva e de distribuição de suprimentos e alimentos. Mas, segundo o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros, o Brasil atua para adequar a linguagem, de forma que ela esteja em sintonia com a posição brasileira. O governo Lula tenta se equilibrar no conflito e apresentar-se como neutro.

– Como é uma declaração sobre segurança alimentar e há efeitos do conflito na Ucrânia sobre acesso a alimentos e nós sabemos disso, uma referência inicial deverá ser feita ao conflito na Ucrânia. E, naturalmente, o governo brasileiro negocia essa linguagem para que seja compatível com a linguagem que o Brasil tem usado sobre o tema, inclusive tem defendido na negociação de resoluções em diversas instâncias internacionais, como a própria ONU – afirmou Lyrio, nesta segunda-feira (15), ao apresentar os compromissos do presidente no G-7.

– Nossa visão é que a ênfase desse documento deve ser de fato a segurança alimentar, já que esse é o tema principal.

Antes do segmento com países convidados, do qual Lula participará, o grupo do G-7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) emitirá um comunicado próprio, oficial. Trata-se de outra declaração conjunta, de cuja negociação o Brasil não participa.

– O documento do G-7 propriamente dito e o do G-7 mais países convidados são bastante diferentes – explicou o embaixador.

Na última quinta-feira (11), o chanceler Mauro Vieira afirmou que o Brasil não iria isolar a Rússia em fóruns multilaterais, como é o caso do G-7. Além disso, segundo ele, o Brasil não tem interesse em tomar lado no conflito. Embora condene a violação do território da Ucrânia pela Rússia, o chanceler disse que o Brasil não aceita sanções unilaterais e rejeita articulações para isolar Vladimir Putin nos fóruns multilaterais. A Rússia não faz mais parte do bloco, antigo G-8, tendo sido expulsa após a tomada da Crimeia, em 2014.

A expectativa nos bastidores do G-7 é que as potencias ocidentais e europeias forcem a mão para endurecer o tom contra a Rússia. Nesse cenário, a diplomacia brasileira atua nos bastidores para amenizar os termos.

O Brasil vai participar da cúpula como convidado do Japão, país anfitrião. Serão duas sessões ampliadas de debate no sábado (20) e uma no domingo (21) com uma declaração conjunta ao fim. Foram chamados ainda os líderes políticos de Austrália, Índia, Indonésia, Coreia do Sul, Vietnã, Comores e Ilhas Cook.

Em março, por exemplo, o Brasil deixou de assinar uma declaração com menção contra a Rússia, numa Cúpula da Democracia organizada pelo governo Joe Biden. A justificativa da diplomacia brasileira era que o tema não era pertinente ao encontro, e deveria ser tratado no âmbito das Nações Unidas.

A repetição desse cenário é improvável – o Brasil deixar de assinar o documento sobre segurança alimentar -, mas o país conta nos bastidores com a oposição de outros chefes de Estado e de governo convidados, não totalmente alinhados ao Ocidente na questão da Ucrânia, como o premiê indiano Narendra Modi.

REUNIÕES BILATERAIS
Lula terá sua primeira reunião bilateral com Modi, à margem do G-7 em Hiroshima, além de um encontro com o anfitrião, o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, e com o presidente da Indonésia, Joko Widodo.

Os países, três das maiores economias em desenvolvimento, estão à frente do G-20 nos últimos anos. A Indonésia presidiu em 2022, a Índia preside neste ano, e o Brasil assumirá a organização em 2024.

PRIORIDADES
O presidente decola de Brasília nesta quarta-feira (17) e chega ao Japão na sexta-feira (19), pela manhã. A comitiva presidencial ainda está em definição, segundo o Itamaraty.

Lula vai levar ao G-7 sua proposta de mediação, por parte de países amigos, de um acordo de paz entre Ucrânia e Rússia, além de abordar a sustentabilidade, uma pauta da política externa brasileira. O governo tem cobrado reiteradamente a ajuda financeira para proteção ambiental, uma promessa de 100 bilhões de dólares ainda não cumprida. Também é esperado que ele aborde a situação de países endividados, como a Argentina, o qual prometeu socorrer.

Lula e os chefes de Estado vão ao Memorial da Paz em Hiroshima, onde prestarão homenagem às vítimas da guerra e depositarão flores. Entre as prioridades do governo japonês para o G-7, estão avaliações sobre conjuntura econômica, transição energética, saúde pública, financiamento prometido pelos países desenvolvidos para os demais afetados pelas mudanças climáticas e o enfrentamento da crise pelos países muito endividados, num cenário mundial de inflação alta e elevação de taxas de juros.

*AE

Leia também1 Governo Lula vai conceder rádios comunitárias ao MST
2 Janja emagrece com polêmico remédio que custa R$ 1 mil
3 Lula nomeará dois ministros que julgarão Jair Bolsonaro no TSE
4 Feliciano sobre gastos secretos de Lula: “Imprensa pianinha”
5 Lula está abatido por enorme dificuldade em governar o país

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.