Lula se isenta: “O problema da Venezuela é da Venezuela”
Petista ignorou as severas violações aos direitos humanos praticadas no regime de Nicolás Maduro
Marcos Melo - 27/06/2023 19h02 | atualizado em 27/06/2023 19h23

Nesta terça-feira (27), durante discurso no evento de divulgação do plano de financiamento da agricultura e da pecuária para pequenos e médios produtores, mais conhecido como Plano Safra, o presidente Lula (PT) causou desconforto ao dizer que “o problema da Venezuela com o povo venezuelano é da Venezuela”.
A fala se deu em um contexto diplomático, de não atrair contendas com os demais países, a fim de obter proveitos dessas relações. Na ocasião, ele voltou a tocar no assunto dos bloqueios diplomáticos impostos ao regime do ditador Nicolás Maduro.
– O problema da Venezuela com o povo da venezuelano é da Venezuela. Eu quero saber que a gente tinha um superávit de 4 bilhões de dólares com a Venezuela e que nós precisamos recuperar para exportar nossos produtos e comprar alguma coisa que eles possam nos vender – disse o petista.
“O problema da Venezuela com o povo
venezuelano é da Venezuela”, diz Lula.No lançamento do Plano Safra nesta terça-feira (27) presidente afirmou que “quer saber” do superávit de US$ 4 bilhões que o Brasil tinha com o país vizinho. pic.twitter.com/6rvcq8G7C5
— Metrópoles (@Metropoles) June 27, 2023
Apesar de Lula ignorar as severas violações aos direitos humanos impostas aos cidadãos venezuelanos, o Tribunal Penal Internacional (TPI) determinou a reabertura da investigação contra o regime de Nicolás Maduro por crimes contra a humanidade, praticados em 2017. A autorização foi dada nesta terça, ao reconhecer que o ditador da Venezuela não adotou medidas eficazes para o esclarecimento das denúncias.
Leia também1 Cesta básica familiar custa 108 salários mínimos na Venezuela
2 Governo da Venezuela confirma apoio a Vladimir Putin
3 Tribunal de Haia retoma investigação na Venezuela
4 Deputada Tabata Amaral diz que está frustrada com governo Lula
5 Jornal francês chama Lula de "falso amigo do Ocidente"