Lula sai em defesa da Venezuela: “Povo dono do próprio nariz”
EUA realizam operações secretas da CIA na Venezuela
Pleno.News - 17/10/2025 10h56 | atualizado em 17/10/2025 12h41

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar em defesa da Venezuela no momento que os Estados Unidos autorizam ações no país vizinho. O petista defendeu a Venezuela, comandada pelo ditador Nicolás Maduro, ao afirmar que a população do país é dona do próprio destino e que nenhum presidente estrangeiro deve dar palpite sobre o destino do país.
A declaração foi feita no 16º Congresso do PCdoB, em Brasília (DF).
– O Brasil nunca vai ser a Venezuela e a Venezuela nunca vai ser o Brasil. Cada um será ele. O que nós defendemos é que o povo venezuelano é dono do seu destino e não é nenhum presidente de outro país que tem que dar palpite de como vai ser a Venezuela ou vai ser Cuba – afirmou.
Ao destacar a boa relação com líderes esquerdistas sul-americanos nos dois primeiros mandatos à frente da Presidência, Lula disse que teve uma boa relação com Hugo Chávez. Segundo o petista, a “onda rosa”, onde progressistas comandaram boa parte do continente, foi o “melhor momento político, ideológico e social da região”.
– Eu tive o prazer de viver na Ppresidência do Brasil entre 2002 e 2010, no melhor momento político, ideológico e social da América do Sul, a minha convivência com Cristina e o [Néstor] Kirchner, [da Argentina], a minha convivência com Michele Bachelet, do Chile, com Tabaré Vázquez no Uruguai e Pepe Mujica, com [Fernando] Lugo no Paraguai, com [Hugo] Chávez na Venezuela, com Evo Morales na Bolívia, isso tudo acabou – disse Lula.
Na última terça-feira (14), os Estados Unidos atacaram um barco que, segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, carregava drogas. Seis pessoas morreram. A ação, segundo Trump, foi feita após “a inteligência confirmar que o barco estava contrabandeando drogas, estava associado a redes narcoterroristas ilícitas e navegava em uma rota conhecida por essas organizações”.
Um dia após o ataque ao barco, na quarta (15), Trump disse que considera atacar em terra cartéis de droga que operam na Venezuela. O líder americano confirmou uma reportagem do New York Times publicada que revelou que ele autorizou operações da CIA contra Caracas.
*AE
Leia também1 Maduro acusa gestão Trump de mandar CIA destruir Venezuela
2 Venezuela empossa 'Milícia para se proteger de qualquer inimigo'
3 Trump diz que EUA afundaram barco com seis "narcoterroristas"
4 María Corina Machado diz que dias de Maduro "estão contados"
5 Governo Lula hesita em comentar Nobel a María Corina Machado



















