Lula pede habeas corpus após mensagens de procuradores
Conversas entre profissionais da Lava Jato foram trocadas dentro de grupo particular
Camille Dornelles - 27/08/2019 10h38 | atualizado em 27/08/2019 10h41

Uma série de mensagens trocadas entre procuradores da Operação Lava Jato fez com que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviasse um pedido de suspeição contra eles. As mensagens, porém, foram escritas dentro de um grupo particular e só foram a público nesta terça-feira (27) por causa de vazamentos divulgados pelo portal UOL.
Eles comentaram sobre notícias de mortes da família de Lula, como sua esposa Marisa Letícia, o irmão Vavá e o neto Arthur. De acordo com os profissionais, os velórios poderiam ser aproveitados por Lula para atos políticos ou até para não voltar para a prisão.
Os advogados do petista viram aí uma possibilidade de anular os trabalhos dos investigadores e entraram com o pedido.
– A defesa de Lula entrou com habeas corpus no Supremo Tribunal Federal pedindo suspeição dos procuradores de Curitiba. As mensagens reforçam a já evidente parcialidade, perseguição e desvios funcionais deles contra Lula e sua família – declararam.
Essa não é a primeira vez que a defesa de Lula tenta a mesma estratégia. No último mês os advogados entraram com um pedido de suspeição parecido, contra o procurador Maurício Gotardo Gerum, por ter parentesco com outros dois integrantes da Lava Jato.
Leia também1 Lula quis cometer crimes com Banco Central, diz delator
2 Salles sobre PT: '20 anos e não resolveram problema'
3 Maitê Proença, pró Bolsonaro, surge em ato esquerdista