Leia também:
X Segurança do DF e PF ajustam detalhes para receber Bolsonaro

“Lula não ouviu os municípios”, diz líder da Marcha dos Prefeitos

Evento debaterá assuntos que impactam as contas dos municípios como os pisos de professores e enfermeiros

Leiliane Lopes - 27/03/2023 19h23 | atualizado em 28/03/2023 10h25

Paulo Ziulkoski Foto: Divulgação CNM

O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, reclamou nesta segunda-feira (27) que o governo Lula ainda não ouviu os municípios, apenas os prefeitos.

– Até agora o governo não ouviu os municípios, chamou prefeitos [para dialogar], mas não os municípios – declarou ele que liderará a Marcha dos Prefeitos.

O evento começa nesta segunda e se estende até a quinta (30), em Brasília (DF), quando os representantes de milhares de municípios discutirão sobre problemas e as soluções enfrentadas por eles.

– Vou mostrar em números e leis a estruturação da federação, porque todo mundo que assume o governo fala no chamado pacto federativo, a maioria para colocar para baixo do tapete os problemas – completou Ziulkoski.

Ainda segundo ele, o evento, que está em sua 24ª edição, tem resultados positivos para mostrar, pois das 128 Propostas de Emendas à Constituição (PECs) aprovadas desde 1988, 14 nasceram nas Marchas.

Entre os pontos de dificuldades dos municípios está os pisos para professores e enfermeiros. O presidente da CNM diz que os municípios gastaram R$ 420 bilhões com pessoal. São mais de 7 milhões de servidores e 26%, em média, são para pagar apenas os professores.

Além desse assunto, o evento tratará também sobre a proposta de Reforma Tributária e quatro PECs que refletirão nas cidades, segundo uma delas a que trata sobre Reforma da Previdência da União aos Municípios para aliviar os fundo próprios de previdência em 40% de R$ 15 bilhões e organizar as carreiras.

Leia também1 OAB sofre ataque hacker e tira sistemas do ar por 48 horas
2 Bolsonaro confirma que voltará ao país nesta semana. Veja data!
3 Juíza mantém dois membros do PCC presos por plano sobre Moro
4 Tarcísio interrompe agenda em Londres por crise renal
5 Prostituta assume por 4 meses identidade de coronel morto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.