Leia também:
X Grupo limpa tinta de prédio da presidente do STF

Lula usa missa para comício: “Eu vou cumprir o mandado”

Ex-presidente disse que irá se entregar à PF

Henrique Gimenes - 07/04/2018 12h20 | atualizado em 07/04/2018 15h16

Ex-presidente Lula realiza seu primeiro discurso após pedido de prisão Foto: EFE/Sebastião Moreira

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, neste sábado (7), seu primeiro discurso público após ter sua prisão decretada. Lula falou na sede do Sindicato do Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

No discurso, que aconteceu durante a missa para sua esposa, Marisa Letícia, o ex-presidente confirmou que irá aceitar o pedido de prisão e cumprir sua pena.

Há a expectativa de que ele se entregue à PF ainda neste sábado.

Durante o discurso, em que sua esposa quase não foi mencionada, Lula criticou a imprensa e a Justiça. Ele disse ainda não ter medo do juiz Sérgio Moro e o desafiou para um debate.

– Eu não tenho medo deles, eu até já falei que gostaria de fazer um debate com o Moro sobre a denúncia que ele fez contra mim, gostaria que ele me mostrasse alguma prova. Qual o crime que cometi neste país?

Prisão

Nesta quinta-feira (5), o juiz federal Sérgio Moro determinou a prisão de Lula e definiu que ele deveria se entregar à PF até as 17h desta sexta. No despacho, o magistrado afirmou que “em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintendência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-Presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”.

Em janeiro, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve a condenação de Lula no processo relativo ao tríplex do Guarujá e aumentou a pena para 12 anos e um mês. O juiz Sérgio Moro havia condenado o ex-presidente a nove anos e seis meses no ano passado.

Na acusação, o Ministério Público Federal (MPF) afirma que Lula teria recebido propina da empreiteira OAS por meio do imóvel localizado no Guarujá, em São Paulo. Ele é acusado de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. O ex-presidente, no entanto, nega as acusações.

*Atualizada às 14h33

Leia também1 Grupo limpa tinta de prédio da presidente do STF
2 Fachin nega novo habeas corpus do ex-presidente Lula

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.